Sai resultado final da Mostra VideoSaúde

por
Rafael Cavadas
,
04/08/2008

A comissão julgadora da quinta Mostra VideoSaúde acaba de divulgar os vencedores que participarão da exibição durante o Congresso Mundial de Epidemiologia, no mês de setembro, em Porto Alegre. Ao todo, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz recebeu 313 vídeos em diferentes formatos e categorias. Desse montante, 113 vídeos foram pré-selecionados para serem assistidos pelo júri que premiou três produções e concedeu três menções honrosas. A premiação acontecerá na capital gaúcha e os três primeiros lugares receberão dez, sete e cinco mil reais respectivamente.

Uma história Severina conquistou o primeiro lugar da Mostra. A produção remonta a trajetória de Severina, grávida de quatro meses de uma criança sem cérebro. A personagem vê sua vida mudar ao receber, no hospital, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que caça a permissão para interromper a gestação. O documentário de 23 min, dirigido por Débora Diniz e Eliane Brum, é uma realização do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher.

O segundo lugar da Mostra ficou para Filipe. No vídeo, o garoto precisa de um coração e, enquanto espera pelo transplante, escreve livros cheios de humor e otimismo que desenham sua vida no hospital. A produção cearense de 14 min é dirigida por Margarida Hernandez que também assina a realização junto com a Fundação Beto Studart. Essa instituição tem o propósito de apoiar crianças, adolescentes e jovens carentes, potencialmente talentosos, nas diversas áreas do conhecimento e das artes.

Do luto a luta foi o terceiro colocado no concurso ao abordar a síndrome de down. O documentário, com 1h e 16min, é dirigido por Evaldo Mocarzel e produzido pela Casa Azul Produções. De acordo com o Júri, o vídeo encara os múltiplos aspectos da síndrome de down, contribuindo para a desconstrução de preconceitos e temores, e aplicando métodos próprios do documentário contemporâneo.

As menções honrosas foram para as produções: Clarita, Procura-se Janaína e TPC – o nosso trabalho sobre a SIDA. A primeira, narrada na primeira pessoa e baseado na mãe da diretora, portadora da doença de Alzheimer, apresenta reflexões e questionamentos sobre o sentido da vida e a convivência com a morte. A segunda conta a história de crianças entregues a instituições e que não se desenvolvem nos padrões esperados: não são portadoras de deficiências, mas também não têm um desenvolvimento dito normal. A última menção foi para o vídeo que informa sobre os mitos a respeito das formas de contágio do vírus HIV. Esclarece algumas dúvidas e destaca a importância do uso do preservativo no ato sexual, inclusive entre pessoas de relacionamentos estáveis.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Mostra de vídeos é tema de trabalho em Bonito

A apresentação narrou a experiência dos profissionais da biblioteca ao promoverem a exibição de vídeos com a presença de especialistas, a fim de atrair os usuários para melhor utilizar as fontes de informação

Mostra de filmes lota 'Espaço Saúde e Letras' do Congresso da Abrasco

No local, o público pode assistir aos sete vídeos do Selo Fiocruz financiados pelo Edital 001/08, debater com os diretores e ainda levar para casa o novo catálogo de vídeos da VideoSaúde

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS