">
Pauliran Freitas: homenageado no Centro de Estudos "Memórias". Foto: Raquel Portugal/Multimeios Icict
O Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict) encerrou o ano de 2022 com uma homenagem mais do que especial: Pauliran Freitas, cinegrafista da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, foi o personagem de encerramento do Centro de Estudos "Memórias", realizado no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, e passou a nomear a sala multimídia do Instituto. O evento de homenagem a Pauliran Freitas serviu também como confraternização de encerramento do ano do Icict.
▶️ Assista na íntegra: Centro de Estudos "Memórias" - Homenagem a Pauliran Freitas
A mesa de abertura foi composta por Rodrigo Murtinho, diretor do Icict, e Raquel De Boni, coordenadora do Centro de Estudos. Eles ressaltaram a importância do evento, que, durante todo o ano de 2022, compartilhou experiências e histórias de pesquisadores e pesquisadoras que colaboraram para a trajetória científica do Instituto ao longo de seus 35 anos de existência. Dessa vez, a homenagem foi dirigida a um profissional da área técnica e do audiovisual.
Murtinho destacou que foi um ano muito simbólico pela volta ao trabalho em formato presencial, ressaltando também a importância de conquistas como um plano para a área de ensino, além da aprovação do Plano Estratégico 2022-26 da unidade. Ele agradeceu também ao Centro de Estudos pela sensibilidade e capacidade de se reinventar em meio às comemorações dos 35 anos do Icict, rememorando a trajetória de tantas pessoas que trabalharam e construíram a história da unidade. "E é muito simbólico que tenhamos encerrado de forma presencial um evento que sempre foi feito no virtual", afirmou.
O diretor ressaltou ainda a alegria e a importância do homenageado do dia para a equipe, destacando o valor do trabalho da VideoSaúde. "Homenagear o Pauliran é também homenagear a VideoSaúde", completou.
Em seguida, Pauliran compôs a mesa do Centro de Estudos "Memórias" e compartilhou sua trajetória de mais três décadas de Fiocruz com os colegas e amigos. Ele estava acompanhado de Tânia Santos, vice-diretora de Comunicação e Informação do Icict, que comentou a sessão. "A história do Icict é construída pela história de seus profissionais. O Pauliran tem essa trajetória muito especial porque ele chega da área da gestão, passa para a área técnica. Lá naquele cantinho da VideoSaúde, ele construiu uma trajetória que o fez ser conhecido na Fiocruz em todo o Brasil", enalteceu Tânia.
Freitas contou casos divertidos e aventuras durante viagens para gravações, relembrando sua história no Icict. Ele falou também das experiências em comunidades indígenas, além da importância do documentário e de iniciativas como o projeto EnsinaSUS. Pauliran destacou ainda as mudanças tecnológicas, lembrando da transição do analógico para o digital até chegar ao período das lives que dominaram durante o momento mais agudo da pandemia. O homenageado agradeceu a presença de sua família no evento - filho, nora e netos - e falou também sobre o seu trabalho com a literatura de cordel.
Profissional defensor das causas da saúde coletiva, Pauliran Freitas ressaltou que as muitas amizades que construiu em seus anos de Fiocruz trouxeram a ele uma constante troca de conhecimentos. E que isso gerou, na prática, informação de qualidade para aqueles que utilizam e precisam do nosso Sistema Único de Saúde. "Acho que tudo que eu produzi, tudo que eu olhei eram em ajuda ao pesquisador, em ajuda ao professor, em ajuda à ciência. Mas, lá na ponta, quem vai receber isso, na verdade, é o usuário do SUS, são as pessoas que precisam de informações seguras e bem realizadas; e acredito que esses objetivos todos a VideoSaúde conseguiu não só graças aos seus próprios trabalhadores, mas aos trabalhadores da Fiocruz como um todo", ressaltou Pauliran.
Após o encerramento do Centro de Estudos "Memórias", Pauliran inaugurou a placa da Sala Multimídia com o seu nome, no segundo andar do Icict. Amigos, colegas e profissionais do Instituto aproveitaram a ocasião para parabenizar e tirar fotos com o cinegrafista. A equipe do Icict também se reuniu para um café da manhã de encerramento do ano, na Biblioteca de Manguinhos.
Sala Multimídia Pauliran Freitas. Foto: Raquel Portugal/Multimeios Icict
Em seu perfil publicado na série comemorativa Humanos do Icict, descobrimos que Pauliran é carioca filho de paraibanos e cria da Zona Oeste do Rio. “Formou-se em Contabilidade e virou servidor público em 1980, na Fundação das Pioneiras Sociais. Chegou à Fiocruz em 1992, no Núcleo de Vídeo, na área administrativa”, revela o perfil.
“Como já tinha experiência com vídeo, rapidamente foi entrando na produção e depois participou da equipe que criou a VideoSaúde Distribuidora. Hoje, Pauliran é coordenador técnico do Icict. Mas, na prática, também é cinegrafista, operador de áudio, fotógrafo e, com a epidemia, aprendeu um novo ofício: operador de transmissões de lives por streaming”.
➡️ Acesse aqui o perfil completo de Pauliran Freitas
Pauliran Freitas e Tânia Santos na mesa do Centro de Estudos "Memórias". Foto: Raquel Portugal/Multimeios Icict
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar