Saúde Mental Pública e Digital: Icict apresenta nova plataforma de pesquisa

por
Icict/Fiocruz
,
01/10/2024

Em outubro, o Icict apresenta uma nova plataforma de pesquisa relacionada a temas de saúde mental. Coordenada pelo Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict), a iniciativa agrega e divulga informações sobre o tema, potencializado pelo suporte da Ciência de Dados. A programação conta com a presença de pesquisadora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde (DAENT/MS).

O evento será realizado na quarta-feira, 9/10, às 14h30, e terá transmissão online pelo canal da VideoSaúde (www.youtube.com/videosaudefio).

Ementa: A Organização Mundial da Saúde estima que, em 2019, 970 milhões de pessoas no mundo viviam com algum transtorno de saúde mental e 400 milhões viviam com algum transtorno relacionado ao uso de álcool. Embora esses problemas tenham tratamentos eficazes, estima-se que apenas 30%  das pessoas com um transtorno mental grave recebam tratamento no mundo.

Existem lacunas importantes para o enfrentamento destes problemas, que vão do estigma associado aos transtornos mentais até a ausência de dados que subsidiem políticas públicas e ações de prevenção/tratamento.  Para falar sobre a importância do monitoramento dos transtornos mentais, foi convidada a Prof. Dra. Leticia Cardoso (DAENT/MS).

Em seguida, será apresentado o portal Saúde Mental Pública e Digital, desenvolvido para ampliar e facilitar o acesso às informações sobre a saúde mental dos brasileiros. No portal é utilizada a Ciência de Dados para agregar e otimizar diferentes bases de dados administrativos. Além disso, são apresentados de forma amigável e interativa diversos indicadores de saúde mental que permitem que pesquisadores, gestores e a sociedade possam visualizar por exemplo, as taxas de suicídio ou de mortalidade por uso de álcool, bem como taxas de internação, ao longo dos últimos 20 anos.

Finalmente, será apresentada a Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde, ressaltando a importância do uso das TICs para o fortalecimento da Saúde Mental Pública.

Coordenado pela Dra. Raquel B. De Boni, LIS/ICICT/Fiocruz, em parceria com a PCDaS e pesquisadores da UFRGS, a plataforma foi financiada pelo Edital Inova/Fiocruz e pelo CNPq.

Webinar: Saúde Mental Pública e Digital
Lançamento da plataforma

Programação

- Importância do monitoramento em Saúde Mental
Leticia Cardoso (DAENT/MS)

- Apresentação do portal “Saúde Mental Pública e Digital”
Raquel B. De Boni (LIS/ICICT/Fiocruz)

- PCDaS: Ciência de dados para o fortalecimento da Saúde Pública
Marcel Pedroso (LIS/ICICT/Fiocruz)

Link de transmissão: bit.ly/saudementalpublicadigital

Assuntos relacionados

PCDaS celebra amadurecimento em 2023 e se prepara para novas parcerias em 2024

Plataforma evidenciou capacidade de conduzir projetos robustos e relevantes para a evolução da saúde pública no Brasil

VideoSaúde lança websérie sobre a Reforma Psiquiátrica, no Dia Mundial da Saúde Mental

Episódios estreiam neste domingo (10), narrando a trajetória de ex-internos do sistema psiquiátrico

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS