Saúde para além da medicina convencional no Programa VideoSaúde

por
VideoSaúde Divulgação
,
27/03/2025

Foto: Frame do documentário "Rezadores" - VideoSaúde Distribuidora | Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, o programa VideoSaúde exibido às segundas-feiras, 22h30, no Canal Saúde, apresenta formas diferenciadas de saúde e bem-estar, indicando possibilidade de saúde para além da medicina convencional. Destaque, também, para a Semana Mundial da Imunização, que ocorre entre os dias 24 e 30 de abril, com títulos que reafirmam a importância da cobertura vacinal para a saúde da população.

No Dia Mundial da Doença de Chagas, 14 de abril, o documentário homônimo explica o que é, como é transmitido e quais os procedimentos aplicados no tratamento de pessoas infectadas, acompanhando o trabalho de controle do barbeiro do Programa de Melhoria Habitacional para Controle da Doença de Chagas do Estado do Rio Grande do Sul.

Confira a programação completa do mês:

7/4 - Andiroba | Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – Pics | Rezadores

Andiroba 

Na Vila do Livramento, em Garrafão do Norte, no nordeste do Pará, Dona Maria extrai o óleo de andiroba. A experiência da agricultora e extrativista é a base da narrativa que explicita a importância dos saberes e práticas tradicionais no manuseio da especiaria que é utilizada na região como remédio fitoterápico para diferentes enfermidades.

Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – Pics

O enfermeiro e coordenador do Programa de Práticas Integrativas e Complementares (Pics) em Saúde Raphael Paz apresenta outras formas terapêuticas que integram o Sistema Único de Saúde-SUS em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. As Pics auxiliam no tratamento nos casos de ansiedade, depressão, entre outras doenças com maior resolutividade.

Rezadores

Na Vila do Araçateua, município de Bragança, no estado do Pará, o rezador Dailson expõe elementos de suas habilidades de cura por meio de orações.

Reprises:
9/4, quarta, às 22h30
11/4, sexta, às 22h30
13/4, domingo, às 21h30

14/4 - Doença de Chagas

De forma didática, o vídeo apresenta diferentes aspectos do trabalho do Programa de Melhoria Habitacional para Controle da Doença de Chagas no estado do Rio Grande do Sul demonstrando o modo de controle do inseto transmissor.

Reprises:
16/4, quarta, às 22h30
18/4, sexta, às 22h30
20/4, domingo, às 21h30

21/4 - Arboviroses: educação, participação e ações no território

O vídeo compartilha os resultados de uma pesquisa-ação sobre arboviroses voltada para professores e estudantes da educação básica, comunidade e profissionais da saúde realizada em 4 territórios entre 2017 e 2021: Ceilândia, no Distrito Federal; Manguinhos, Maricá e região da Bocaina, no Rio de Janeiro. O projeto reuniu diferentes unidades da Fiocruz, a Gerência Regional de Brasília e o Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis. 

Reprises:
23/4, quarta, às 22h30
25/4, sexta, às 22h30
27/4, domingo, às 21h30

28/4 - A reconquista da cobertura vacinal/ImunizaSUS - Barcarena (PA) | Vacina também é coisa de gente grande/ImunizaSUS – Pedro II (PI) | Aumenta imunização/ImunizaSUS - Paranaíta (MT)

A reconquista da cobertura vacinal/ ImunizaSUS – Barcarena (PA)

Os índices de cobertura vacinal em Barcarena no Pará despencaram acompanhando a média nacional, sobretudo no cenário posterior à pandemia da Covid-19. As particularidades geográficas do município e dificuldades de locomoção e de acesso a algumas áreas trouxeram diversos desafios às equipes de saúde. Discutindo a cobertura vacinal para além da área da saúde por meio da capacitação de profissionais e de trabalho intersetorial, foi elaborada uma estratégia de vacinação domiciliar agendada que reverteu cenários em até 20% de cobertura e reconquistou o prestígio junto à população.

Vacina também é coisa de gente grande/ImunizaSUS - Pedro II (PI)

A fim de reverter as baixar coberturas vacinais em adultos e idosos no município de Pedro II, no Piauí, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o projeto “Vacina também é coisa de gente grande”, visando disseminar o conhecimento sobre a importância da imunização e aumentar a cobertura junto a esses grupos. Educação em saúde para a população e a capacitação de profissionais de saúde foram cruciais para a retomada da vacinação.

Aumenta imunização/ImunizaSUS - Paranaíta (MT)

Em Paranaíta, no Mato Grosso, o programa Protege Paranaíta unificou diversas ações de imunização visando sensibilizar a população a respeito da importância da vacinação. Dentre as atividades implantadas no município estão: a vacinação domiciliar para pessoas com dificuldade de locomoção; carro da vacina; programa de recompensas a crianças e adultos que mantiverem o cartão de vacinas atualizado; a exigência do cartão de vacinação no ato da matrícula nas escolas, entre outras.

Reprises:
30/4, quarta, às 22h30
2/5, sexta, às 22h30
4/5, domingo, às 21h30

29/4 - Programa VideoSaúde Especial - Encontros saúde, cultura, cidadania e comunicação | Vigilância Popular do Campo - CE

Encontros Saúde, Cultura, Cidadania e Comunicação

Moradores, agentes comunitários de saúde e lideranças comunitárias dos bairros de Tinguá, Vila de Cava e Miguel Couto, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, participaram dos encontros sobre saúde, cultura, comunicação e cidadania. Os encontros foram realizados para apresentar e ampliar o debate processo de intersecção entre estas áreas e o SUS. 

Vigilância Popular do Campo - CE

O vídeo retrata a experiência do curso de Agentes Populares de Saúde do Campo, no Ceará. 

Reprise: 1º/5, quinta-feira, às 23h
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS