">
Lives com representantes de diferentes favelas brasileiras para debaterem os impactos e o enfrentamento da pandemia de Covid-19 — bem como as formas com que o novo coronavírus tem acentuado, ainda mais, as iniquidades da sociedade brasileira. Assim foi a série "Favelas, pandemias e cidadanias", cujos dez debates agora estão disponíveis online, no canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. O projeto é resultado de uma parceria entre o Dicionário de Favelas Marielle Franco (Wikifavelas), coordenado pela Fiocruz, a Universidade da Cidadania, da UFRJ, e o Laboratório de Estudos da Cidade (Urbano), também da UFRJ.
Os debates abordam temas como trabalho, moradia, violência, saúde pública, comunicação comunitária, política e associativismo.
O Dicionário de Favelas Marielle Franco é uma iniciativa de formato wiki, que busca a construção coletiva de saberes sobre favelas e comunidades periféricas. Para isso, está aberto à colaboração de qualquer internauta. Desde que começou a epidemia no Brasil, o Dicionário tem mantido seções dedicadas ao tema, reunindo pesquisas, reportagens, fotos, vídeos, comentários, artigos, ensaios e reflexões acadêmicas sobre os impactos do coronavírus, além de um compilado sobre formas de apoio às favelas.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar