">
Após mobilização da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), a telenovela O Outro Lado do Paraíso exibiu cena com esclarecimentos acerca dos riscos da amamentação cruzada e da importância dos bancos de leite no auxílio ao aleitamento. O capítulo foi ao ar em 4 de abril na Rede Globo de Televisão
A Fundação Oswaldo Cruz se manifestou após o capítulo exibido em 27 de março, em que a novela retratou de forma valorosa a prática de amamentação cruzada, ignorando recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.
Para casos em que as mães não possam alimentar seus filhos recém-nascidos com o próprio leite, os Bancos de Leite Humano podem oferecer acompanhamento e o leite doado após pausteurização, o que previne a transmissão de doenças.
No dia 2 de abril de 2018, a Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH), por intermédio da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), encaminhou à Rede Globo de Televisão ofício firmado pelo coordenador da rBLH, pelos coordenadores dos Centros de Referência Estaduais para Bancos de Leite Humano (CRE-BLH) e pelos coordenadores de Saúde da Criança das secretarias de Estado de Saúde do País, oferecendo orientações.
No capítulo exibido na última quarta-feira, os autores retrataram o assunto de outra forma, evidenciando do que se trata a amamentação cruzada e seus riscos. Também abordou o papel dos bLH. A cena encontra-se disponível na internet (link ao lado).
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar