Tese de doutorado analisa o projeto formativo Caminhos do Cuidado

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
15/05/2023

Foto: Programa Institucional Álcool, Crack e outras Drogas | Portal Fiocruz

Com o objetivo de identificar e analisar se e como os processos formativos são indutores da translação do conhecimento, ou seja, a troca e aplicação do conhecimento com vistas a potencializar os benefícios decorrentes de inovações para fortalecer sistemas de saúde e a melhoria da saúde das populações, a aluna Elzimar Evangelista Peixoto Pinto, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict/Fiocruz., fará a sua defesa no dia 23 de maio, terça-feira, às 9 horas.

Para isso, a Elzimar usou como referência de análise a “ação formativa pioneira no campo da saúde mental, encabeçada pelo Ministério da Saúde, o projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (Crack, álcool e outras drogas), durante os anos 2013 a 2015”. A aluna, orientada pela pesquisadora Cristina Guimarães, do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS, buscou identificar e analisar se e como os processos formativos são indutores da translação do conhecimento.

A defesa será realizada na sala 402, do Prédio da Expansão do Campus Maré, da Fiocruz. Para outras informações sobre a defesa, veja abaixo: 

Defesa de Tese de Doutorado

Título: Translação e Implementação do Conhecimento no Campo da Saúde Mental: o lugar dos processos de formação

Aluna: Elzimar Evangelista Peixoto Pinto

Orientadora: Maria Cristina Soares Guimarães (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Banca:
Titulares
•    Drª Cícera Henrique da Silva (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
•    Drª Kátia Lerner (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
•    Drª Pilar Rodriguez Belmonte (EPSJV/FIOCRUZ)
•    Drª Maria Inês Badaró Moreira (PPGICS/UNIFESP)
 
Suplentes:
•    Dr.ª Rosane Abdala Lins (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
•    Dr. Alexandre Teixeira Trino (IESC/UFRJ)
 
Data: 23/05/2023 – 3ª feirta | Horário: 9h
 
Local: Sala 402 – Prédio Sede Campus Maré 
 
Resumo:
Este trabalho é um estudo descritivo e exploratório que parte do reconhecimento de que as evidências científicas no campo da saúde levam muitos anos para serem implementadas, o que pode representar mortes evitáveis, além de fragilizar o cuidado. Esta realidade é, reconhecidamente, mais evidente no campo da saúde mental, mesmo com a alta prevalência dos transtornos mentais. 
Embora evidências científicas apontem que o cuidado em saúde mental deve se dar prioritariamente no território, e que o melhor do conhecimento disponível deve estar ao alcance de todos os profissionais de saúde e da comunidade, isso não se verifica na realidade. Translação do Conhecimento (TC), Ciência da Implementação (CI) e Pesquisa de Implementação (PI) congregam linhas de investigação, com abundante literatura, que se debruçam sobre o necessário movimento da evidência à prática da saúde, onde os processos formativos ocupam lugar de destaque, ainda que pouco discutido. Nesse sentido, esse trabalho utilizou como referência para análise uma ação formativa pioneira no campo da saúde mental, encabeçada pelo Ministério da Saúde, o projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (Crack, álcool e outras drogas), durante os anos 2013 a 2015, e buscou identificar e analisar se e como os processos formativos são indutores da translação do conhecimento. 

Uma análise dirigida da literatura se somou à pesquisa documental e entrevistas com atores-chave que participaram da organização e implementação do Projeto para que, juntas, fossem discutidas à luz do framework, Consolidated Framework for Implentation Research (CFIR). Enfatiza-se o papel limitado das ações educativas no processo de TC, destacando a importância de um olhar para 
o processo de implementação. Por fim, apresenta uma matriz de dimensões orientadoras que contribuem com as futuras ofertas de formação envolvidas no campo da saúde mental considerando os aspectos da TC e CI.

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