Uso de evidências científicas como estratégia de cuidado na Atenção Domiciliar é tema do programa “Ecoar – Diálogos de Cidadania” de maio

por
Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social - Nippis (Fiocruz & Unifase)
,
15/05/2023

O décimo quinto episódio do programa “Ecoar – Diálogos de Cidadania” vai ao ar na próxima quarta-feira, 17 de maio, às 14 horas, e traz uma importante discussão: de que forma o uso de evidências científicas pode fortalecer e contribuir com a implementação de políticas públicas específicas, que garantam ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) ter uma atenção domiciliar com estratégias de cuidado efetivas e satisfatórias? O debate é promovido pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), uma iniciativa conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase).

Com o tema “Estratégias de Cuidado na Atenção Domiciliar: como usar evidências científicas para pensar políticas públicas”, o episódio será transmitido ao vivo pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da Unifase no YouTube. Conta, ainda, com autodescrição feita pelos participantes do programa, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e estenotipia (legendagem ao vivo).

Participam da conversa três especialistas para compartilhar suas experiências sobre o assunto, que ganha uma relevância ainda maior quando se refere aos cuidados intensivos que envolvem práticas de reabilitação, como, por exemplo, o restabelecimento da funcionalidade na atenção domiciliar, no âmbito do SUS. São elas: Mariana Gabriel, pesquisadora do NIPPIS, doutora em Ciências Odontológicas, com pós-doutorado em Odontologia Social, e vice-coordenadora do Núcleo de Evidência em Saúde Bucal (NEV-SB) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP); Maritsa Bortoli, nutricionista, doutora em Ciência dos Alimentos e diretora de Saúde do Centro de Tecnologias de Saúde para o SUS-SP, no Instituto de Saúde da Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo; e Sandra Regina Gomes, fonoaudióloga, mestre em Gestão e Políticas Públicas, com doutorado em andamento na Universidade de Brasília (UnB), e diretora, além de fundadora, da Longevida - consultoria na área do Envelhecimento.

A conversa será mediada pelo apresentador Tuca Munhoz, comunicador, ativista pelos direitos humanos e homem com deficiência.

Sobre o Ecoar - Diálogos de Cidadania

O Ecoar - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do NIPPIS - Icict/Fiocruz e Unifase, produzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.

15º episódio do Programa Ecoar - Diálogos de Cidadania
Tema:
“Estratégias de Cuidado na Atenção Domiciliar: como usar evidências científicas para pensar políticas públicas”
Data: 17 de maio (quarta-feira), às 14h
Como assistir: transmissão ao vivo pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da Unifase no YouTube.
Contato: Se tiver sugestões de pauta, críticas, elogios e demais comentários podem ser encaminhados pelo e-mail ecoar.nippis@gmail.com.

Assista em: https://bit.ly/ECOAR-EP15-atencaodomiciliar-17mai23
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

'ECOAR - Diálogos de Cidadania' completa um ano com episódio sobre pessoas com deficiência, direitos sociais e inclusão

Bate-papo tem foco em direitos de pessoas com deficiência e é transmitido online, sempre às quartas-feiras. Dia 5/10, 14h

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS