Uso do instagram na Saúde é tema de entrevista no Canal Saúde com professora do PPGICS

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz & Canal Saúde
,
16/11/2023

Frame do programa 'Boletim Ciência', do Canal Saúde, com a Pâmela Pinto, professora do PPGICS e a apresentadora Neide Diniz

A professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), Pâmela Pinto, foi a entrevistada do programa Boletim Ciência, do Canal Saúde, no último dia 13 de novembro. Ela falou sobre o seu livro "Boas práticas de saúde pública no Instagram: Estudo comparado entre Portugal e Brasil".

Entrevistada por Neide Diniz, Pâmela respondeu a perguntas da jornalista e do público, explicando as diferenças entre o uso do instagram no Brasil e em Portugal. Ela lembrou que o Brasil é o terceiro país do mundo em acesso ao instagram e que seu livro "tenta chegar mais perto de jornalistas que falam de saúde, direta ou indiretamente, com sugestões práticas, que podem ser abordadas no dia a dia".

A professora do pós-graduação do Icict também ressaltou exemplos de uso positivo do instagram na área da saúde: "eu gosto muito do perfil da OMS. Há alguns problemas, porque em alguns lugares ele abre o texto em inglês; em outros, ele acaba sendo traduzindo automaticamente. O perfil traz um pouco de informações mais pesadas, de temas mais complexos, mas também sempre traz vídeos, estruturas de gamificação para atividades assim mais lúdicas." Pâmela observou que o humor é aliado na divulgação: "O instagram da Prefeitura do Rio tenta fazer alguns memes, alguns trocadilhos, e esse caminho é muito positivo porque o humor é uma forma de apelo, de contato muito importante porque você acaba pegando a atenção (de quem vê). E nesses canais todos, eles conseguem falar com o público jovem, com o publico mais maduro, com adultos. É um aspecto muito positivo."

Uma das sugestões que apresentou foi a criação de campanhas de saúde segmentadas, por grupos de interesse: "isso é muito impactante, porque você vai alcançar, por estratégias direcionadas, essas comunidades que estão ali na rede."

O livro de Pâmela Pinto está  disponível, gratuitamente, na plataforma de acesso aberto Porto Livre

Assista abaixo a entrevista completa:

O Boletim Ciência é um programa jornalístico, apresentado por Neide Diniz, com muito serviço e linguagem acessível, voltado para o grande público e conta com a participação da audiência, que pode tirar dúvidas sobre Ciência mandando perguntas pelas redes sociais do Canal Saúde e, ao vivo, durante a transmissão pelo YouTube. Conheça o site em: http://www.canalsaude.fiocruz.br

 
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS