">
Este mês a programação está repleta de temas importantíssimos para a sociedade como educação alimentar, Covid-19 e adolescência, empatia e cuidado humanizado, promoção da saúde e a luta pela reforma agrária.
Em destaque, “Construtoras de caminhos”, a unidade de saúde Maria Cristina Paugartten é responsável pelo centro de habilitação e reabilitação infantil, que atende crianças no bairro de Ramos com uma abordagem interdisciplinar visando o desenvolvimento global. E, em homenagem ao dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo o Programa Especial, o Programa VideoSaúde exibe “Autismo – vida real”, onde profissionais e familiares relatam suas experiências com o distúrbio de neurodesenvolvimento transtorno espectro autista.
O Programa VideoSaúde vai ao ar às segundas-feiras, às 22h30, no Canal Saúde. Confira a programação abaixo.
O cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi), que atende crianças com diferentes deficiências. O serviço atravessa a vida dos pacientes e seus familiares e revela a importância do SUS e de seus profissionais e ofícios para a vida de milhares de famílias que necessitam do mesmo tipo de cuidado e acolhimento. A câmera entra na rotina do Naidi, ouve quem participa e atende e mostra os elos entre uma unidade básica de saúde e as pessoas.
Reprises:
05/04, quarta, às 22h30
07/04, sexta, às 22h30
09/04, domingo, às 21h30
No Brasil profundo, onde lei e justiça dependem de nome e sobrenome, a luta por um pedaço de terra vira uma questão de vida ou morte. “Ameaçados” mostra pequenos agricultores do sul e sudeste do Pará que lutam por um pedaço de terra para plantar e viver.
Reprises:
12/04, quarta, às 22h30
14/04, sexta, às 22h30
16/04, domingo, às 21h30
Ekobé: polifonias sob a ética do cuidado
O vídeo mostra a experiência desenvolvida no Espaço Ekobé, ancorado no olhar dos seus atores protagonistas e, ao mesmo tempo, constitui-se instrumento pedagógico de vivências de arte e educação popular. A iniciativa apresenta as possibilidades de um modo de cuidar, mobilizando energias e experiências, tendo como referência a vinculação e amorosidade às pessoas e às comunidades onde “cuidar do outro é cuidar de mim, cuidar de mim é cuidar do mundo”. Para assistir ao filme, clique aqui ou na imagem acima.
Brasil, aqui tem SUS - Araçoiaba-PE
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçoiaba, em Pernambuco, oferece oficinas para mães sobre técnicas de Shantala e ofurô para bebês. Essa experiência exitosa tem como objetivo proporcionar interação, estimulação, relaxamento para o bebê e, o mais importante, o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho.
Covid-19: a adolescência em tempos de pandemia
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçoiaba, em Pernambuco, oferece oficinas para mães sobre técnicas de Shantala e ofurô para bebês. Essa experiência exitosa tem como objetivo proporcionar interação, estimulação, relaxamento para o bebê e, o mais importante, o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho.
Reprises:
19/04, quarta, às 22h30
21/04, sexta, às 22h30
23/04, domingo, às 21h30
CorpoAlma - Obesidade e reeducação alimentar| IdeiaSUS-RJ
O grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, é muito mais do que um espaço de controle da obesidade e reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento. Do corpo e da alma. Ao mesmo tempo que se perde peso, amplia-se a autoestima. Os cuidados com si mesma. De atenção ao espaço-tempo da mulher. Um retrato sem retoques do conceito ampliado de saúde.
Vozes da Saúde | IdeiaSUS
Quais são os desafios do trabalho de promoção da saúde com caminhoneiros, profissionais que passam boa parte do tempo pelas rodovias do Brasil, longe de suas residências e territórios de habitação? A enfermeira de saúde da família Renata Geralda do Santos, da CAP 3.1, no Rio de Janeiro, apresenta uma prática desenvolvida que procurou trabalhar essa dimensão da atenção básica.
Reprises:
26/04, quarta, às 22h30
28/04, sexta, às 22h30
30/04, domingo, às 21h30
Para construir uma visão real sobre o autismo, o documentário conta com especialistas, arquivos pessoais das famílias e o acompanhamento do trabalho da Associação Fortaleza Azul, que desenvolve atividades de protagonismo e luta pelos direitos dos autistas.
Reprise: 27/04, quinta-feira, às 23h
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar