">
No mês do Dia Nacional da Saúde no Brasil, comemorado em 5/8, a programação da VideoSaúde apresenta temas relevantes para o conhecimento e informação.
Em decorrência da Covid-19, o cuidado e prevenção contra o vírus é reforçado com a exibição dos vídeos sobre a linha de frente e os agravamentos causados pela pandemia; estratégias de atendimento; resistência aos antibióticos; vulnerabilidade dos idosos perante à pandemia e desigualdade de gênero.
Ao longo de agosto, a administração de tempo entre pesquisa e ciclismo no terceiro episódio de “Cientista no carona”; um símbolo da luta quilombola em “Quilombo da família Silva” e as consequências do álcool na gravidez em “Você sabe o que é SAF?”. E ainda, as histórias de pesquisadores e suas contribuições para a ciência em “Alina Perlowagora-Szumlewicz: da Polônia às grandes endemias brasileiras” e “De ciência e som: um memorial a Alexandre Peixoto”.
No Programa VideoSaúde Especial, que vai ao ar toda última terça-feira do mês, às 23h, será exibido o longa-metragem “Oswaldo Cruz na Amazônia” em celebração ao aniversário de 150 anos do sanitarista. O documentário atualiza as principais questões de saúde levantadas por Oswaldo Cruz.
O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30min, no Canal Saúde.
O vídeo evidencia os problemas históricos dos profissionais de enfermagem que foram agravados com a chegada da pandemia de Covid-19, além de revelar os desafios diários enfrentados por enfermeiros, técnicos e auxiliares nos quatro cantos do país como a falta de recursos, jornadas extensas de trabalho e baixa remuneração.
Reprises:
3/8, quarta, às 22h30min
5/8, sexta, às 22h30 min
7/8, domingo, às 21h30 min
No terceiro episódio da websérie “Cientista no carona”, uma conversa com Andrea Da Poian. Bioquímica e ciclista, a cientista divide seu tempo entre pesquisar a bioquímica de vírus como Zika e Chikungunya e sua bike.
Reprises:
10/8, quarta, às 22h30 min
12/8, sexta, às 22h30 min
14/8, domingo, às 21h30min
Anjos da pandemia
O retrato do trabalho da equipe da Estratégia de Saúde da Família da Unidade de Saúde Dr. José Renan Oliveira Moreira durante a pandemia do Covid-19, no bairro Parque Boa Vista, em Itabuna, na Bahia. O documentário destaca o atendimento remoto às famílias como forma de acompanhamento sem colocar em risco a vida dos usuários do serviço de saúde, bem como dos profissionais de saúde.
Bactérias resistentes a antibióticos e a Covid-19
No vídeo, a equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversou com Renata Cristina Picão, pesquisadora da UFRJ, sobre o uso inadequado de antibióticos durante a pandemia de Covid-19, que pode aumentar os casos de doenças causadas por bactérias resistentes a esses medicamentos impedindo que aconteça um tratamento efetivo delas.
Idosos em tempos de Covid-19
Um grande número de idosos está em situação de vulnerabilidade no Brasil e a pandemia de Covid-19 agravou esse cenário. Em entrevista à equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica, a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Dalia Elena Romero Montilla, fala sobre o tema.
Reprises:
17/8, quarta, às 22h30min
19/8, sexta, às 22h3 min
21/8, domingo, às 21h30min
Quilombo da família Silva
O documentário traz a história do primeiro quilombo urbano titulado do Brasil, localizado em Porto Alegre, na área central, que serve hoje como exemplo para a luta quilombola do Brasil.
A desigualdade de gênero na ciência em tempos de pandemia
A equipe Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversa com a pesquisadora Fernanda Maciel Reichert, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sobre a desigualdade de gênero na ciência em tempos de pandemia.
Você sabe o que é SAF?
Vídeo de sensibilização para a população brasileira, em especial para as mulheres em idade fértil, sobre os efeitos do álcool na gravidez, o problema da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) no mundo e no Brasil, estratégias de detecção e prevenção.
Alina Perlowagora-Szumlewicz: da Polônia às grandes endemias brasileiras
Polonesa naturalizada brasileira, Alina Perlowagora-Szumlewicz chegou ao Brasil no início da década de 1940 fugindo das restrições impostas pelo regime nazista. Nascida em 1911, formou-se em Ciências Naturais pela Universidade de Varsóvia, na Polônia, onde também obteve o título de doutora em Filosofia. No Brasil, dedicou-se ao estudo das grandes endemias do país.
De ciência e som: um memorial a Alexandre Peixoto
Curta metragem produzido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em memória do pesquisador Alexandre Afranio Peixoto, falecido precocemente em 2013, quando coordenava o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do IOC. No mesmo ano, foi criado o Prêmio Anual IOC de Teses Alexandre Peixoto como reconhecimento por seu legado na formação de jovens pesquisadores e cientistas.
Reprises:
24/8, quarta, às 22h30min
26/8, sexta, às 22h30min
28/8, domingo, às 21h30min
No início do século XX, após a implantação das campanhas sanitárias no Rio de Janeiro, Oswaldo Cruz partiu para a Amazônia em viagem de inspeção sanitária aos portos do Brasil. Em 1910, realizou campanha contra a febre amarela em Belém e, em visita às obras de construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, estabeleceu um plano de combate à malária na região. Quase um século depois, utilizando filmes, fotografias, caricaturas, cartas e relatórios do cientista, uma equipe de pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) refez seu percurso e gerou este documentário, que resgata a memória e atualiza as principais questões de saúde por ele levantadas.
Reprise:
1º/9, quinta-feira, às 23h
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar