">
A VideoSaúde dedica a programação de maio às trabalhadoras e mães, mulheres que sofreram e têm sofrido bastante as consequências socioeconômicas da pandemia. Em comemoração ao Dia Mundial do Trabalho, a força das “margaridas”, mulheres que trabalham como garis na cidade de Piracicaba, em São Paulo, no documentário ‘Varredeiras’, que aborda as adversidades de uma profissão pouco valorizada, porém de suma importância. ‘O parto na voz das parturientes’, busca assegurar o protagonismo das mulheres nas narrativas sobre o nascimento, mostrando suas expectativas e inseguranças. O vídeo é seguido por ‘Salas de apoio à amamentação”, que tem como foco o retorno da mulher ao trabalho durante o processo de aleitamento.
No programa especial,‘Carijo’, documentário que aborda o trabalho que virou poesia, a história por trás da cultura do chimarrão, trazendo a metodologia de fabricação artesanal de erva-mate com o carijo, uma espécie de jirau usado para dessecar a planta. O filme mostra também as implicações, relações e desdobramentos deste conhecimento ancestral utilizado por agricultores familiares no estado do Rio Grande do Sul.
O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, no Canal Saúde.
“Margaridas”, é assim que são chamadas as mulheres que têm como função a varrição de rua. O documentário mostra o dia a dia dessas trabalhadoras que desenvolvem uma atividade pouco reconhecida na sociedade, fazendo com que se sintam invisíveis e desvalorizadas. ‘Varredeiras’ fala ainda sobre assédio moral, direitos trabalhistas e de questões que comprometem a saúde delas.
Reprises:
05/05, quarta, às 22h30
07/05, sexta, às 22h30
09/05, domingo, às 21h30
Docentes são convidados a contar como se constitui a força-tarefa, como é a rotina dos pesquisadores na Unicamp e como avaliam o papel da academia neste momento. São cientistas que se dedicam a diversas frentes de atuação na luta contra a pandemia, desde pesquisas sobre o coronavírus ao desenvolvimento de maquinários necessários ao tratamento de pacientes. A importância dos investimentos públicos destinados à educação e à pesquisa, que fazem com que haja um time de pesquisadores com o conhecimento necessário para atuar diante de problemas como a Covid-19.
Reprises:
12/05, quarta, às 22h30
14/05, sexta, às 22h30
16/05, domingo, às 21h30
‘O parto na voz das parturientes’
Documentário que discute e problematiza experiências vividas no momento do parto. Mulheres relatam suas expectativas, inseguranças e a importância do apoio e orientação.
‘Salas de apoio a amamentação’
O documentário aborda as barreiras enfrentadas por mães que trabalham fora e têm que amamentar seus filhos. A amamentação pode e deve ser facilitada.
Reprises:
19/05, quarta, às 22h30
21/05, sexta, às 22h30
23/05, domingo, às 21h30
‘Direto na fonte: A internet vai aguentar uma possível sobrecarga?’
Para o professor Paulo Lício, do Instituto de Computação da Unicamp, o risco da população ficar sem rede é pequeno e localizado para alguns tipos de usos.
‘A Covid-19 nas prisões do Brasil’
Nesse vídeo, a equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversou com a pesquisadora da Fiocruz Alexandra Sánchez sobre as prisões no Brasil que apresentam superlotação e péssimas condições de higiene e de ventilação, ambientes que favorecem a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19.
‘Maratonista de quarentena’
Traçando um paralelo entre uma maratona de atletismo e a incansável tentativa psicológica de se manter em atividade, o filme conta a história de um rapaz que foi pego de surpresa pelo início da pandemia do coronavírus.
Reprises:
26/05, quarta, às 22h30
28/05, sexta, às 22h30
30/05, domingo, às 21h30
O documentário mostra uma prática tradicional da história do Rio Grande do Sul que remonta à época da dominação indígena no território. Hoje em dia, mesmo com o massivo consumo de chimarrão no estado, poucas pessoas conhecem como começou a história do chimarrão ou como a erva-mate era produzida até chegar na industrialização dos dias de hoje.
Reprise:
27/05, quinta-feira, às 23h
O documentário Alimentação saudável e sustentável é uma produção do Centro de TV da Unisuam, apresentado por alunos do curso de Comunicação Social. Aborda os temas sobre a alimentação vegetariana e vegana, suas similaridades, diferenças e os cuidados com a saúde.
Reprises:
02/06, quarta, às 22h30
04/06, sexta, às 22h30
06/06 domingo, às 21h30
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar