">
Arte sobre frame do doc 'Uma árvore bonita' - Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)
A VideoSaúde exibe no mês de novembro experiências exitosas do SUS, dando ênfase ao novembro azul, com uma campanha dedicada à saúde do homem nos vídeos “Gol de Placa - saúde do homem e o esporte”, que promove torneios de futebol em áreas isoladas, disponibilizando testes de saúde e serviços médicos aos participantes e “Cuidado ampliado à saúde do homem na APS”, que evidencia o aumento do envolvimento de homens com o cuidado à saúde, ambos da série “Brasil, aqui tem SUS”.
Em referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, será apresentado o documentário “Uma árvore bonita”, que retrata a história de jovens negros que enfrentaram preconceitos raciais. A programação traz mais três temas: humanização do atendimento em “Resgatando e acolhendo sorrisos especiais”; morte materna, no documentário “Evitável” e mudanças climáticas, em “Observatório Clima e Saúde”.
O Programa VideoSaúde Especial traz os filmes “Pandemia do sistema”, que retrata como comunidades vulneráveis se mobilizaram durante a quarentena, evidenciando a desigualdade histórica que agravou as mortes nas periferias e ressaltando a ausência do Estado e a força dos moradores, e “O Programa Saúde da Família salva-vidas: uma história de superação”, que destaca relatos de profissionais sobre o programa que busca melhorar a qualidade de vida e consolidar a Estratégia Saúde da Família (ESF) como acesso essencial ao SUS.
O Programa VideoSaúde é exibido às segundas-feiras, às 22h30, no Canal Saúde.
Gol de Placa - saúde do homem e o esporte | Brasil, aqui tem SUS - Sena Madureira-AC
O Programa Saúde do Homem e o Esporte, da Secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira, no Acre, realiza campeonatos de futebol em comunidades de difícil acesso para reunir os homens a fim de promover o acesso à saúde. Durante o dia do jogo são realizados testes rápidos de Sífilis, HIV, hepatites, vacinação, atendimento médico e odontológico.
Cuidado ampliado à saúde do homem na APS | Brasil, aqui tem SUS - Teresina – PI
A dificuldade de trazer homens para o sistema de saúde é uma questão histórica, cultural e social. A fim de combater esse estigma, a Secretaria de Saúde de Teresina (PI) expandiu a experiência exitosa da Unidade Básica de Saúde de Santa Maria da Codipi para todo o município. Como consequência dos agentes comunitários de saúde integrados à população, dias específicos para homens na Unidade Básica de Saúde, sem necessidade de agendamento prévio e integralidade no atendimento, o projeto “Cuidado ampliado à saúde do homem na Atenção Primária à Saúde (APS) de Teresina” conseguiu aumentar o envolvimento da comunidade masculina no cuidado com a própria saúde.
Resgatando e acolhendo sorrisos especiais | Vozes da saúde – IdeiaSUS
Inovação em tratamento odontológico é apresentada na experiência bem-sucedida em saúde bucal, realizada no município de Itabaiana, na Paraíba, com pacientes especiais. O objetivo da implantação da prática foi dar mais abrangência ao tratamento bucal, focando na prevenção e cuidado.
Reprises:
6/11, quarta, às 22h30
8/11, sexta, às 22h30
10/11, domingo, às 21h30
Fala de ausência e da história de mulheres vítimas de morte materna, cujas trajetórias interrompidas forçam rearranjos familiares inesperados.
Reprises:
13/11, quarta, às 22h30
15/11, sexta, às 22h30
17/11, domingo, às 21h30
O vídeo conta a história de jovens negros que enfrentam as diversas faces dos preconceitos racial, de gênero e socioeconômico. Apesar de ofensas frequentes e constrangimentos, eles acreditam na educação de qualidade e nas artes para vencer a intolerância e fortalecer a autoestima das novas gerações.
Reprises:
20/11, quarta, às 22h30
22/11, sexta, às 22h30
24/11, domingo, às 21h30
São apresentadas as pesquisas e estudos do Observatório do Clima e Saúde (Icict/Fiocruz) de como as mudanças climáticas são transformações de longo prazo nos padrões de temperatura e clima, influenciando na saúde das populações, sendo as emergências de saúde mais urgentes na atualidade.
Reprises:
27/11, quarta, às 22h30
29/11, sexta, às 22h30
1/12, domingo, às 21h30
Pandemia do sistema
Epicentro da crise sanitária no Brasil, o distanciamento social foi decretado na cidade de São Paulo em março de 2020. "Pandemia do Sistema" é um retrato da desigualdade na cidade mais rica do Brasil, documentando a mobilização de moradores e moradoras para ajudar vizinhos e vizinhas durante o período de quarentena em regiões como Sapopemba, Heliópolis, Brasilândia, Capão Redondo, Cidade Ademar, Pedreira e o município de Taboão da Serra. Na capital mais rica do país, os índices de mortes por Covid-19 se mostraram até 10 vezes maiores nas periferias e nos bairros com maioria negra. O filme constata que o vírus não foi a única causa das mortes e a desigualdade é a epidemia mais antiga, grave e crônica na história brasileira. Em primeira pessoa, "Pandemia do Sistema" denuncia as ausências do Estado e confirma que nos lugares mais pretos e pobres ‘Nóis só tem nóis’.
O Programa Saúde da Família salva vidas: uma história de superação
O 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família (Enesf) nasceu na perspectiva de proporcionar o compartilhamento de experiências e de resultados de pesquisa na Estratégia Saúde da Família (ESF). O vídeo documenta o evento e apresenta importantes relatos de profissionais que atuam na ESF, mostrando o funcionamento do programa. A ESF busca promover qualidade de vida à população brasileira, intervindo nos fatores que colocam a saúde em risco e, com atenção integral, equânime e contínua, se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Reprise: 28/11, quinta-feira, às 23h
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar