Vozes da Saúde chega a 60 episódios com experiências diferenciadas do SUS e de coletivos de saúde

por
Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)
,
19/12/2023

Arte: IdeiaSUS

A regulação assistencial na Rede de Atenção à Saúde de Belo Horizonte. A organização do atendimento domiciliar em saúde bucal para pessoas restritas ao leito. A implantação de um huddle de segurança para gestão hospitalar no Instituto Nacional de Infectologia (INI) da Fiocruz. A prática de escalda-pés e a criação de uma horta medicinal em uma unidade de Saúde da Família. A experiência de um coletivo de familiares de pessoas com deficiência do Complexo da Maré (RJ), que vem promovendo encontros para trocar experiências e pensar alternativas de mobilidade e educação de crianças e jovens. O exitoso e desafiador trabalho desenvolvido pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As iniciativas do Coletivo de Erveiras e Erveiros do Morro do Salgueiro (RJ). As contribuições do saber tradicional afro-brasileiro na construção do SUS. A história e as contribuições para a saúde da comunidade e do território do Quilombo de Baía Formosa, em Búzios (RJ).

Essas e outras potentes experiências do SUS e de coletivos de saúde constituem a matéria-prima de 14 novos vídeos de Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS. Produzida pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e a VideoSaúde Fiocruz, a série chega a 60 episódios com experiências e serviços de saúde pública e coletiva. Trata-se de vários retratos de lutas, desafios, criatividade, compromisso, avanços, medos e alegrias de trabalhadores e trabalhadoras do SUS e da sociedade civil organizada. A série é um ponto de memória de práticas que refletem um sistema público de saúde diverso, potente e presente na vida de milhões de pessoas. Recebe o apoio da Agência Fiocruz de Notícias (AFN) e da Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Fundação Oswaldo Cruz.

Onde assistir?

Todos os episódios estão disponíveis no canal da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz no Youtube. Para assistir aos novos vídeos, clique sobre o título de cada um abaixo.

A regulação assistencial na Rede de Atenção à Saúde de Belo Horizonte

Organização do Atendimento Domiciliar em Saúde Bucal para pessoas restritas ao leito

A experiência de implantação do Huddle de segurança no Centro Hospitalar do INI

Escalda-pés e a Horta de Plantas Medicinais na ESF: caminhos para o fortalecimento do cuidado

Associação Especiais da Maré

Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Projeto: O conhecimento da APS sobre a deficiência da Rede PMA-APS

Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência – SISDEF

Coletivo de Erveiras e Erveiros do Salgueiro

Comunidade de Práticas dos Saberes Tradicionais

Possibilidades de Contribuição do Saber Tradicional Afro-brasileiro na Construção do SUS

Quilombo de Baía Formosa

Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa (Somunear) – Quilombo de Baía Formosa

Secretaria Municipal de Saúde de Iguaba Grande

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS