">
Em edição que traz como reportagem principal as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs), que surgiram em 2009 para auxiliar o crescimento da fabricação nacional de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), a Revista de Manguinhos apresenta uma entrevista com o médico sanitarista, pesquisador do Icict/Fiocruz, professor, ex-secretário de saúde do Estado do Rio e presidente do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), José Carvalho de Noronha.
Propagador do movimento Saúde+10, que defende a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país para o SUS, Noronha lembra que se o Estado brasileiro mantivesse em 2013 o mesmo percentual proposto para a saúde pela Constituição de 1988, o SUS teria neste ano um orçamento de aproximadamente R$ 195 bilhões. Entretanto, a dotação do Ministério da Saúde é de cerca de R$ 84 bilhões. Na entrevista, Noronha faz um balanço dos 25 anos do SUS.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar