">
A Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa – Cosapi, do Ministério da Saúde, divulgou hoje, em primeira mão para o site do Icict, a abertura de consulta pública para a nova Caderneta do Idoso, que será lançada ainda no primeiro semestre de 2014.
A população poderá dar a sua opinião, sugerir mudanças e criticar o novo modelo, que passou por uma grande reformulação, capitaneada pelo Icict. O projeto, em parceria com a Cosapi, foi coordenado por Dália Romero, do Laboratório de Informações em Saúde (LIS)/Icict.
A Caderneta funcionará como um orientador da rede de saúde no SUS – Sistema Único de Saúde, com informações sobre a saúde do idoso, uso de medicamentos, questões clínicas, queda de funcionalidade e etc. O projeto de reformulação envolveu especialistas da área de saúde do idoso, além de pesquisadores da Unati – Universidade da Terceira Idade – UnaTI, da Uerj e Universidade de Brasília – UnB, e contou com a parceria do Centro de Referência do Idoso, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O texto para consulta de toda a sociedade está disponível no site do Ministério da Saúde e as contribuições devem ser encaminhadas ao Ministério da Saúde, exclusivamente pelo e-mail cadernetapessoaidosa@saude.gov.br em até 30 dias, com especificação do nome e do número da Consulta Pública, no texto da mensagem.
A Cosapi, que coordenou todo o projeto, pelo MS, fará a avaliação das sugestões e elaborará a versão final consolidada do documento, para que a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa seja distribuída em todo o território nacional.
A portaria que regula a Consulta Pública 3, pode ser acessada aqui
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentários
Maria Cauterine Monteiro de Almeida
seg, 10/02/2014 - 16:07
Sou Enfermeira, trabalho com
Sou Enfermeira, trabalho com a área técnica de Saúde da Pessoa Idosa no Distrito Sanitário Especial Indígena de Alagoas e Sergipe, estamos em fase de implantação deste programa neste DSEI AL/SE, gostaria de contribuir, por trabalhar com população culturalmente diferenciada, mas não estamos conseguindo abrir o link do Ministério da Saúde, diz site em manutenção. Como devo fazer? Meu e-mail. cauterine@hotmail.com
cdavila
qui, 13/02/2014 - 13:03
Houve alguns problemas na
Houve alguns problemas na conexão, mas agora o link está no ar. Qualquer dúvida, entre em contato.
Comentar