">
Com a presença da coordenadora do Programa ePortuguesE, Regina Ungerer, e de Shams B. Syed, coordenador da African Partnerships for Patient Safety – APPS, ambos da Organização Mundial da Saúde (OMS), foi realizada no Icict, na terça-feira, 18/02, uma reunião com a equipe do Proqualis – Centro Colaborador para Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, coordenado pela pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict) Claudia Travassos. A reunião tem como objetivo estreitar a colaboração entre os organismos estrangeiros e o Proqualis. O diretor do instituto, Umberto Trigueiros, deu as boas-vindas aos participantes e falou da importância do evento.
Shams B. Syed e Regina Ungerer fizeram a apresentação de seus programas e discutiram com os presentes os resultados esperados na colaboração com o Center for Global Health and South-South Collaboration (Centro de Colaboração para a Saúde Global e a Cooperação Sul-Sul), da OMS. Também foram abordados o papel do Proqualis no contexto da APPS e a possiblidade de uma parceria entre um hospital brasileiro e outro na África lusófona, com fins de uma parceria em termos de segurança do paciente.
Estiveram também presentes à reunião Bárbara Caldas, Camila Schrotberger, Isabela Simões e Maria de Lourdes Moura, colaboradoras do Proqualis. O Centro Colaborador, que é uma parceria entre o Icict e o Ministério da Saúde, tem por objetivo produzir e disseminar informações e tecnologias em qualidade e segurança do paciente, e é uma referência nacional sobre o assunto.
Com a participação ativa do Proqualis, em sua elaboração e implementação, em abril de 2013, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), para implementar ações de segurança do paciente em todos os hospitais do país, e que reúne membros e colaboradores para a elaboração dos protocolos de práticas seguras no temas inicialmente focados pelo Programa, que são: Prevenção de Úlcera por Pressão, Cirurgia Segura, Identificação do Paciente e Prevenção de Quedas. O Comitê de Implementação do PNSP é integrado por Victor Grabois, professor da ENSP e coordenador executivo do Proqualis, e Walter Mendes, pesquisador da ENSP e colaborador do Proqualis.
A parceria do Proqualis com a APPS vem ao encontro de uma grande demanda por informação, inovação, formação/atualização de recursos humanos e produção de pesquisa dos países africanos. Como um programa da OMS voltado para a segurança do paciente, a APPS atua na construção de parcerias sustentáveis de segurança do paciente entre hospitais dos países da Região Africana da OMS, que englobam a Etiópia, Gana, Malawi, Moçambique, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Zámbia, como também de outras regiões como o Hospital Universitário de Genebra (HUG) e hospitais nos Camarões, Mali e Senegal. APPS trabalha com parcerias entre três hospitais de França e hospitais no Burundi, Costa do Marfim e Niger.
Já o Programa ePortuguesE, que é uma plataforma da Organização Mundial da Saúde, foi criado para fortalecer a colaboração entre os países de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Princípe e Timor Leste, com mais de 300 milhões de pessoas – nas áreas de informação e capacitação de recursos humanos em saúde. O Programa recebeu um prêmio de reconhecimento por sua contribuição à cooperação sul-sul durante a Global South-South Development Expo 2012 (Exposição Global para o Desenvolvimento Sul-Sul), realizada em Viena, Áustria.
O ePortuguesE realizou, em conjunto com os oito países participantes da rede lusófona, do lançamento e desenvolvimento da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) em português.
A aliança dos três programas visa a ampliar não só o intercâmbio de experiências e pesquisas, mas também ajudar os países envolvidos a melhorar o atendimento aos pacientes, a qualidade dos serviços de saúde e, por conseguinte, a vida da população.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar