">
A Biblioteca de Manguinhos, criada por Oswaldo Cruz na época da fundação do então Instituto Oswaldo Cruz, hoje Fiocruz, completa este ano 114 anos. Para comemorar a data, será realizada na quinta-feira (7/8) a palestra "Práticas médicas e circulação de saberes na América portuguesa: reflexões sobre um caderno de receitas atribuído aos jesuítas", ministrada pela Drª Heloisa Meireles Gesteira, pesquisadora titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins, docente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
O evento será realizado no Salão de Leitura da Biblioteca a partir das 13h30 e contará com a apresentação do livro Vida, engenho e arte: o acervo histórico da Fundação Oswaldo Cruz, do Dr. Paulo Roberto Elian dos Santos, pesquisador e diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), além de uma homenagem especial à ex-chefe da Biblioteca de Manguinhos, Lucilia Friedmann.
A Biblioteca de Manguinhos possui um dos maiores acervos no país na área de Ciências da Saúde, com livros, periódicos científicos da área biomédica (que incluem monografias, livros científicos, dissertações e teses, anais de congresso e etc.), além de acesso às principais bases de dados na área.
Buscando sempre se renovar, ao longo dos anos a Biblioteca vem incorporando inovações como o Laboratório de Digitalização de Obras Raras, o acervo de e-books e periódicos eletrônicos, o Boletim Eletrônico da Biblioteca de Manguinhos, de periodicidade mensal, e uso das redes sociais (facebook e Instagram - @bibliotecademanguinhos).
A Biblioteca de Manguinhos também oferece a todos que a frequentam a beleza de seus móveis centenários, em imbuia castanho escuro, e as luminárias de ferro fundido e bronze, com acessórios em opalina lilás, de fabricação alemã. O assoalho forma desenhos geométricos em diferentes tons de madeira e, nas paredes e no teto, ressaltam-se os ornamentos em gesso branco. A estrutura de estantes de aço, iluminada à eletricidade e à prova de fogo e insetos, fabricada em Nova Iorque, foi adquirida em função de sua capacidade para armazenar até 80 mil volumes.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.