">
Um grupo de pesquisadores do Institute de Recherche pour le Développement (IRD), da França, visitou na última sexta-feira, 10/10, o Icict. Hervé Tissot-Dupont, diretor do Departamento de Saúde do IRD, em Marseille; Frédéric Huynh, diretor do IRD no Brasil; Anne-Elisabeth Laques, pesquisadora do IRD (pesquisadora IRD/UMR ESPACE-DEV e Cooperação UnB/LAGAS-IRD), Annick Fontbonne (pesquisadora IRD/UMR NITRIPASS e Cooperação FIOCRUZ/Recife-IRD) e Helen Gurgel, professora do Departamento de Geografia e coordenadora do Laboratório Geografia, Ambiente e Saúde (LAGAS), da Universidade de Brasília (UnB), conversaram com o coordenador do Observatório Clima e Saúde, pesquisador Christovam Barcellos, que também é coordenador do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict).
A visita é um dos desdobramentos da parceria entre a Fiocruz e o IRD, que visa à cooperação mútua e troca de experiências entre as duas instituições. O IRD é considerado um dos mais importantes institutos de pesquisa da França, voltado para o desenvolvimento tecnológico e sua aplicação em problemas dos países em desenvolvimento, que tem dentre os seus eixos de pesquisa a luta contra a pobreza e pelo desenvolvimento, a migração internacional e desenvolvimento, doenças infecciosas emergentes, as mudanças climáticas e os riscos naturais, os recursos hídricos e o acesso à água, e os ecossistemas e recursos naturais. Segundo Christovam Barcellos, “essa missão é muito similar à da Fiocruz e, particularmente, do próprio Icict”.
Atualmente, as equipes dos dois Institutos estão em fase de identificação de temas de interesse comum e formas de cooperação, que permitam interações entre pesquisadores e alunos das duas partes. Para o coordenador do Lis e do Observatório Clima e Saúde, “o IRD detém uma enorme experiência em uso de geotecnologias para a saúde. Por outro lado, o Brasil tem uma grande diversidade de problemas de saúde e uma tradição de estudos de doenças transmissíveis. Se conseguirmos juntar estes dois esforços, podemos ajudar o SUS no controle dessas doenças, aprimorando a capacidade de detecção de surtos e elaborando modelos preditivos. A própria França pode se beneficiar desta cooperação, já que sofre a ameaça de reintrodução da dengue, da malária e de epidemias de chikunguya”, explica o pesquisador.
A parceria com o Observatório está sendo feita através do LMI-OCE – Observatoire des Changements Environnementaux – (Laboratório Misto Internacional – Observatório sobre Mudanças Ambientais UnB/Fiocruz/IRD) e visa a ampliar o campo de pesquisa em saúde ambiental, com um consórcio composto por laboratórios de pesquisa científica franceses e brasileiros, que trabalham com escala microscópica do DNA, observando desde o sequenciamento genético até escalas regionais dos ecossistemas, realizando observações com imagens de satélite, estudos de dados censitários e análise política. As pesquisas englobam fatores sociais e ambientais dos padrões espaciais das epidemias; ciclos ambientais e epidemiológicos; transformações ambientais e risco de saúde pública; geo-indicadores para analisar e monitorar os impactos de políticas públicas sobre a qualidade da saúde da população brasileira, dentre outros.
A equipe do IRD também foi recebida pela vice-diretora de Desenvolvimento Institucional, Adir Glusing. Antes de vir ao Icict, os pesquisadores se reuniram no Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS), da Fiocruz, com Paulo Buss, Wilson Savino, Claudia Teixeira, Luiz Eduardo Fonseca, Guilherme Franco Netto e Christovam Barcellos.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.