">
Uma exposição sobre animais peçonhentos foi levada para os alunos do Colégio Pedro II (unidade Humaitá) nessa quarta-feira, dia 21 de março. A iniciativa partiu do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz, e do Instituto Vital Brazil, que apresentaram aos alunos do 6° e 7° anos espécies como cascavel, escorpião amarelo e aranha caranguejeira. O objetivo da exposição foi estimular os estudantes para a elaboração da 9ª edição da revista "Brincando e Aprendendo". A publicação educativa, editada anualmente pelo Sinitox, pretende prevenir intoxicações e acidentes entre os mais jovens e, desde 2003, conta com a participação dos estudantes do Pedro II.
A idealizadora do projeto e coordenadora do Sinitox, Rosany Bochner, valoriza a participação dos alunos na criação da revista. Para ela, a parceria aproxima os estudantes da pesquisa acadêmica e ainda, orienta como atingir o público alvo. Já a diretora da unidade Humaitá, Maria Helena Sampaio, aponta o caráter multidisciplinar como destaque do projeto. “Inicialmente, a atividade era utilizada apenas pelos professores de língua portuguesa e, hoje, o projeto também contempla outras disciplinas como matemática e artes”, valoriza a diretora.
Maria Helena também se mostra satisfeita com a disposição dos alunos: “Todos que participam do projeto são voluntários e, mesmo sem ganhar nota pelas atividades, demonstram intenso engajamento, abusando da criatividade na hora de dar idéias". E quem comprova a afirmação da diretora é a estudante do 7º ano, Cristina Rocha, que planeja novidades. “Eu participei da edição anterior e para o número nove já estamos pensando em novos jogos e em criar dicas importantes, para que as pessoas possam se divertir", avisa a jovem de 12 anos.
Flávia Guedes, colega de turma de Cristina, chama atenção para a missão social do projeto. Com apenas 12 anos, a aluna do Pedro II demonstra a preocupação de levar o conhecimento sobre intoxicação para fora da escola. "A gente sabe que nem todos têm a oportunidade de aprender em sala de aula e é um orgulho poder ajudar outras crianças", afirma ela.
O lançamento da revista "Brincando e Aprendendo" sobre intoxicação por animais peçonhentos está previsto para o início da campanha de vacinação contra a poliomielite, no mês de junho.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar