Pesquisadora recebe prêmio da Associação Médica Brasileira

por
Rafael Cavadas
,
05/07/2007

Célia Landmann Szwarcwald, pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz acaba de receber o Prêmio Professor Liberato John Alphonse Di Dio da Associação Médica Brasileira – edição 2007. A pesquisadora ganhou na categoria melhor artigo científico publicado em 2006 com o trabalho Fatores associados à interrupção de tratamento anti-retroviral em adultos com aids, produzido em conjunto com os também pesquisadores Ana Maria de Brito, da Universidade de Pernambuco, e Euclides Ayres de Castilho, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

No trabalho, os pesquisadores analisam as razões que levam os adultos com Aids a interromperem o tratamento com anti-retrovirais. O uso de drogas, as particularidades psiquiátricas e a baixa escolaridade são fatores fortemente associados à não continuidade do cuidado. A pesquisa chama atenção ainda para os adultos jovens, entre 25 e 34 anos, que são os que mais interrompem o tratamento. De acordo com os pesquisadores, os primeiros seis meses da terapia anti-retroviral após a internação são os mais críticos para o paciente e é quando acontece grande número das interrupções.

Ao todo, foram investigados 498 casos no Rio Grande do Norte, entre 1999 e 2002. Os resultados dizem que, em média, para cada dez pacientes, quatro não retornam aos serviços de saúde para dar continuidade aos cuidados. O estudo tomou como critério de não interrupção, o comparecimento a pelo menos 80% das visitas programadas à farmácia para o recebimento das drogas prescritas, por um período de seis meses consecutivos, após a data da prescrição.

O prêmio recebe o nome de Professor Liberato John Alphonse Di Dio, que foi membro do corpo editorial da Revista da Associação Médica Brasileira (RAMB), em reconhecimento às contribuições científicas, títulos, inúmeras funções e honrarias como médico e professor.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS