Temporão participa da ExpoEpi e fala sobre determinantes sociais

por
Rafael Cavadas
,
22/11/2007

O Ministro da Saúde José Gomes Temporão abriu a manhã do segundo dia da ExpoEpi falando sobre os desafios e as conquistas para a promoção em saúde. Temporão ponderou sobre a perspectiva social do setor saúde que não pode ser visto apenas sob a visão do cuidado médico e do investimento tecnológico. Para ele, a saúde dos indivíduos é uma responsabilidade da sociedade, o que implica em intersetorialidade nas ações.  O Ministro aproveitou a oportunidade de reunir pesquisadores e gestores de saúde para pontuar algumas estratégias do ministério como o programa Brasileirinhos Saudáveis, que faz parte do PAC da Saúde.  

Em sua palestra, Temporão chamou a atenção da platéia para a definição de ambiente saudável que, segundo ele, está relacionado a condições de saúde, esporte, lazer, habitação, renda. Assim, o Ministro defendeu que as ações em saúde não podem ser pensadas longe do que ele chamou de determinantes e condicionantes culturais, sociais, políticos e econômicos.

Durante a palestra, Temporão lembrou da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) como uma das ações do Estado para reduzir as iniqüidades em saúde. A CNDSS é formada por médicos, pesquisadores, artistas e personalidades da sociedade e é coordenada pelo Presidente da Fiocruz, Paulo Buss. O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz participa dessa iniciativa junto à Fiocruz.

Outro ponto alto da palestra foi a apresentação de algumas propostas do PAC da Saúde. O ministro falou sobre a Criação de Conselho de Política Social. A estratégia possibilitaria uma maior articulação entre os Ministérios para benefício da qualidade de vida dos brasileiros. Temporão enfatizou uma outra proposta chamada de Brasileirinhos Saudáveis. Esse seria um programa voltado para o desenvolvimento nacional da saúde desde a gestação até a primeira infância. “O programa irá garantir uma mudança no hábito de saúde dos brasileiros, uma vez que alguns deles são adquiridos até o primeiro ano de vida”, diz o Ministro.

Para encerrar a palestra, o Ministro falou ainda sobre uma proposta para incluir a saúde nas escolas, o que daria continuidade a formação da consciência saudável nos brasileiros jovens. Com essa estratégia, as escolas passariam a abordar questões como os direitos sexuais e  reprodutivos, a informação em saúde e as formas de prevenção de doenças. Temporão ponderou também sobre a necessidade de investir em estratégias para criar ambientes de trabalho saudáveis.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Pesquisadores do Icict lançam livro e CD-Rom durante a ExpoEpi 2007

série de livros resulta da experiência do Icict com cursos de atualização em análise espacial e geoprocessamento em saúde e, ainda, com a coordenação do Sistema de Informações Geográficas da Fiocruz, o SIG Fiocruz

Pernambuco sediará 1ª Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde

Conferência será de 2 a 4/09 e reunirá gestores, representantes da sociedade civil e pesquisadores

Inquérito domiciliar sobre o uso de álcool e drogas e determinantes sociais de saúde no município do Rio de Janeiro

Desenvolvimento e aplicação de métodos de amostragem complexa a inquérito domiciliar acerca do consumo de drogas ilícitas e álcool.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS