">
A Fiocruz começa 2008 divulgando uma nova temática para o projeto Biblioteca Virtual em Saúde. Dessa vez, pesquisadores, alunos de pós-graduação, gestores e profissionais de saúde poderão ter acesso livre à produção científica em Integralidade. Em poucas palavras, a Integralidade é a diretriz do SUS que garante atendimento ao indivíduo que não pode ser visto por partes (coração, fígado, rins, etc). A temática Integralidade já está disponível no Portal BVS Fiocruz e foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis) da Uerj e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação das Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS).
De acordo com o Ministério da Saúde, a Integralidade é um princípio fundamental do SUS. Garante ao usuário uma atenção que abrange as ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, com garantia de acesso a todos os níveis de complexidade do Sistema de Saúde. A integralidade também pressupõe a atenção focada no indivíduo, na família e na comunidade (inserção social) e não num recorte de ações ou enfermidades.
Para Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis, o projeto BVS como um todo é fundamental para estreitar as relações entre sociedade e comunidade técnico-cientifica, cumprindo o compromisso ético das instituições de ensino e pesquisa em tornar pública sua produção à sociedade. A sistematização dos conhecimentos científicos e técnicos que abordem o tema da Integralidade é outra vantagem da BVS Integralidade. “A partir disso é possível qualificar a produção oferecendo subsídios epistemológicos de estudos sobre saberes e práticas no campo da saúde coletiva, com destaque para o direito à saúde como direito humano”, afirma a coordenadora do Lappis.
Ao falar da relevância de lançar uma temática voltada para a integralidade, Roseni diz: “A BVS é uma ferramenta notável e inovadora que ajuda a constituir uma rede viva e solidaria de conhecimento”, completa a coordenadora do Lappis.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar