">
Como instituição de referência no ensino e pesquisa em comunicação e informação tecnológica em saúde, o Icict abriu em 2014 novas turmas de especialização lato sensu, mestrado e doutorado stricto sensu, além de disciplinas livres que puderam ser cursadas por alunos, pesquisadores e outros profissionais interessados.
O curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS) abriu duas turmas, com o tema 'Repositórios Institucionais', focado em acesso, organização, comunicação, usos e aplicações da informação científica e tecnológica. Participaram 43 alunos. Para 2015, já se encontram abertas as inscrições para a nova turma.
De acordo com a Gestão Acadêmica do Icict, foram oferecidos ainda os cursos 'Andando nas nuvens', focado em computação e redes de servidores remotos, ‘Acesso à informação’, com a Biblioteca Virtual de Saúde, ‘Internet e Saúde’, ‘Metodologia científica para pesquisa sobre o abuso de drogas’, além de outras disciplinas de extensão e atualização.
Os programas stricto sensu receberam 12 alunos para o mestrado e sete para o doutorado. Nesse ano, foi oferecido também o programa de doutorado Brasil Sem Miséria, parceria entre Fiocruz e Capes em apoio ao Plano Brasil Sem Miséria (Doutorado PPGICS/BSM). Foram contemplados cinco alunos.
Ao longo do ano, foram realizadas 17 defesas de pesquisas, sendo seis de doutorado e 11 de doutorado, nas duas linhas de pesquisa da área de concentração da instituição.
Dentre os assuntos abordados, há estudos sobre saúde e religião, conhecimentos tradicionais, relações entre saúde e sociedade, informação, comunicação e controle social, dentre outros temas, disponíveis em matérias no site do Icict:
Defesas realizadas
Dissertação de mestrado do PPGICS investiga ligação entre saúde e candomblé
Gestão de assinaturas para acervos de bibliotecas é tema de dissertação
Informação científica e conhecimento tradicional em dissertação de mestrado
Dissertações percorrem passado e presente das relações entre saúde e sociedade
Informação, comunicação e controle social do SUS são temas de defesas de mestrado
Adolescentes e informações jornalísticas sobre saúde são tema de tese de doutorado
Participação feminina na Fiocruz é tema de tese de doutorado
Tese aborda a comunicação na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano
Saúde indígena sob a ótica da comunicação é tema de tese de doutorado
Doação de sangue e solidariedade no Facebook são analisadas em dissertação de mestrado
A pesquisa realizada no Icict obteve apoios importantes para sua manutenção e aprofundamento.
Um projeto voltado ao acesso e uso da literatura científica no ensino, coordenado pelo vice-diretor de Informação e Comunicação em Saúde do instituto, Rodrigo Murtinho, foi contemplado pelo Programa Papes VII - Jovem Cientista, da Fiocruz, em outubro.
Com o fomento, o projeto reunirá profissionais de diversos setores, como o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde, Editoria Científica, Gestão de Acervos, dentre outros, para analisar o uso da literatura científica e mapear, recuperar e compartilhar obras de difícil acesso.
Além disso, outros sete projetos de pesquisadores do instituto obtiveram êxito em editais de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Dentre eles estão trabalhos do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), do Laboratório de Informação em Saúde (Lis) e do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next), concentrando-se sobre temas como percepção de jovens sobre sexualidade, saúde e Aids, audiovisual na saúde e tecnologias interativas na educação, pesquisa e gestão em saúde. Os projetos serão desenvolvidos ao longo de 2015.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar