Parceria entre VideoSaúde e grupo de pesquisa gera vídeo sobre suicídio

por
Graça Portela
,
20/03/2012

Com auditório cheio e plateia atenta, foi lançado na terça-feira (13/3) o vídeo “Suicídio no Brasil”, uma parceria entre a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e o Grupo de Pesquisa de Prevenção do Suicídio, do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts), ambos do Icict/Fiocruz. A iniciativa da exibição foi do Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde (Neavs/VideoSaude).

Na mesa-redonda que se seguiu ao lançamento, os debatedores Umberto Trigueiros, diretor do Icict, Carlos Estellita-Lins, coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Prevenção do Suicídio, Eduardo Thielen, diretor do vídeo e pesquisador da VideoSaúde, e Homero de Carvalho, coordenador do Neavs, falaram da necessidade de se desmitificar o tema, para melhor trabalhar a questão da prevenção, orientando não só os profissionais da saúde, como também a população.

Todos os palestrantes foram unânimes em afirmar que é necessário encarar o assunto para desenvolver ações de prevenção. O diretor do Icict, Umberto Trigueiros, comentou que o suicídio precisa ser encarado como uma questão de violência e ser visto como um problema de saúde pública, que merece a atenção de todos. Ele destacou a iniciativa do Neavs em trazer à tona para discussão um assunto que é tabu não só para a sociedade, mas também para a mídia.

Carlos Estellita-Lins, que também é psiquiatra e psicanalista, destacou o despreparo dos profissionais de saúde para lidar com o problema. “Sessenta por cento dos que cometem suicídio estão em depressão, por isso é preciso começar um trabalho de prevenção já na infância. O suicídio é uma saída para uma dor incalculável, daí a importância do apoio social, envolvendo família e sociedade", pondera.

A escassez de produtos audiovisuais que abordam o assunto foi uma das razões que levaram o diretor Eduardo Thielen a usar o vídeo como veículo para abordar um tema tão complexo. A ideia surgiu a partir da pesquisa de campo feita em uma emergência psiquiátrcia no Rio de Janeiro, em que ficou evidente a demanda recorrente de usuários e profissionais de saúde por informações em saúde mental. “Creio que tematizar e expor o trabalho das técnicas de prevenção ao suicídio em um vídeo, e falar sobre um tema tabu de forma responsável, clara e ética, é contribuir para uma prática que soma esforços às ações voltadas para o cuidado em saúde mental”, afirma.

O coordenador do Neavs, Homero de Carvalho, explicou que o trabalho do Núcleo é aumentar o conhecimento da comunidade e dos profissionais de saúde sobre o tema, rompendo assim o silêncio social que cerca o suicídio. O lançamento despertou o interesse do coordenador do Centro de Estudos do Icict (CeIcict), Antonio Marinho, que, presente ao evento, manifestou a importância de uma futura colaboração entre o Centro e a VideoSaúde: “O CeIcict é uma instância aberta a quaisquer assuntos que sejam do interesse do instituto e a VideoSaúde é “um ‘laboratório’ com grande potencial colaborador”, afirmou.

O vídeo está disponível na VideoSaúde, mas é possível fazer download no endereço 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Risco de suicídio: uma etnografia do chumbinho no cenário carioca

A pesquisa pretende contribuir com questões relativas a sistemas de informação/comunicação/educação e vigilância sanitária em suicidologia.

Cyberbullying aumenta entre jovens e casos de suicídio preocupam

Pesquisador do Icict, Carlos Estellita-Lins, analisa efeitos do bullying na web. Jovem relata o seu sofrimento

Suicídio é questão de saúde pública

Em entrevista à Agência Fiocruz de Notícias, pesquisador Estellita-Lins fala sobre o tema

“Temos um hiato nas emergências para tratar as crises que levam ao suicídio”

Carlos Estellita-Lins aborda a questão do cyberbullying e do suicídio entre jovens

Tese de doutorado defende fim de estigma em relação ao suicídio

Segunda tese de doutorado do PPGICS discutiu também as práticas infocomunicacionais

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS