">
Com auditório cheio e plateia atenta, foi lançado na terça-feira (13/3) o vídeo “Suicídio no Brasil”, uma parceria entre a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e o Grupo de Pesquisa de Prevenção do Suicídio, do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts), ambos do Icict/Fiocruz. A iniciativa da exibição foi do Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde (Neavs/VideoSaude).
Na mesa-redonda que se seguiu ao lançamento, os debatedores Umberto Trigueiros, diretor do Icict, Carlos Estellita-Lins, coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Prevenção do Suicídio, Eduardo Thielen, diretor do vídeo e pesquisador da VideoSaúde, e Homero de Carvalho, coordenador do Neavs, falaram da necessidade de se desmitificar o tema, para melhor trabalhar a questão da prevenção, orientando não só os profissionais da saúde, como também a população.
Todos os palestrantes foram unânimes em afirmar que é necessário encarar o assunto para desenvolver ações de prevenção. O diretor do Icict, Umberto Trigueiros, comentou que o suicídio precisa ser encarado como uma questão de violência e ser visto como um problema de saúde pública, que merece a atenção de todos. Ele destacou a iniciativa do Neavs em trazer à tona para discussão um assunto que é tabu não só para a sociedade, mas também para a mídia.
Carlos Estellita-Lins, que também é psiquiatra e psicanalista, destacou o despreparo dos profissionais de saúde para lidar com o problema. “Sessenta por cento dos que cometem suicídio estão em depressão, por isso é preciso começar um trabalho de prevenção já na infância. O suicídio é uma saída para uma dor incalculável, daí a importância do apoio social, envolvendo família e sociedade", pondera.
A escassez de produtos audiovisuais que abordam o assunto foi uma das razões que levaram o diretor Eduardo Thielen a usar o vídeo como veículo para abordar um tema tão complexo. A ideia surgiu a partir da pesquisa de campo feita em uma emergência psiquiátrcia no Rio de Janeiro, em que ficou evidente a demanda recorrente de usuários e profissionais de saúde por informações em saúde mental. “Creio que tematizar e expor o trabalho das técnicas de prevenção ao suicídio em um vídeo, e falar sobre um tema tabu de forma responsável, clara e ética, é contribuir para uma prática que soma esforços às ações voltadas para o cuidado em saúde mental”, afirma.
O coordenador do Neavs, Homero de Carvalho, explicou que o trabalho do Núcleo é aumentar o conhecimento da comunidade e dos profissionais de saúde sobre o tema, rompendo assim o silêncio social que cerca o suicídio. O lançamento despertou o interesse do coordenador do Centro de Estudos do Icict (CeIcict), Antonio Marinho, que, presente ao evento, manifestou a importância de uma futura colaboração entre o Centro e a VideoSaúde: “O CeIcict é uma instância aberta a quaisquer assuntos que sejam do interesse do instituto e a VideoSaúde é “um ‘laboratório’ com grande potencial colaborador”, afirmou.
O vídeo está disponível na VideoSaúde, mas é possível fazer download no endereço
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar