">
O projeto "Proposta de Avaliação de Desempenho do Sistema de Saúde" (Proadess), coordenado pelo Laboratório de Informações em Saúde (Lis/Icict), completou, em maio a segunda fase de implantação. Neste período, foram disponibilizados indicadores que permitem o monitoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Proadess agrega dados que fornecem um panorama do SUS a partir de quatro dimensões: 'determinantes da saúde', 'condições de saúde', 'estrutura do sistema de saúde' e 'desempenho dos serviços de saúde'.
“Quase todos os indicadores têm um período de 10 anos de observação, dependendo do sistema de informação. Vamos trabalhar na atualização permanente dos dados”, diz Francisco Viacava, coordenador e um dos pesquisadores do projeto.
O sistema permite o cruzamento de alguns dados para o cálculo de indicadores com recortes específicos e contribui para a montagem de um panorama das desigualdades de saúde e de uso dos serviços. “É possível tabular dados por sexo, idade, quintil de renda e comparar o acesso ao sistema de saúde entre os segmentos mais ricos e mais pobres da população brasileira”, aponta Viacava.
A Proadess tem como pressuposto que o foco da avaliação dos serviços de saúde é a estrutura do sistema, cujo funcionamento deveria suprir as necessidades de saúde da população. Tais necessidades são, em grande parte, decorrentes de determinantes sociais, políticos e econômicos. Por isso, o projeto abrange a dimensão da 'equidade' como um eixo de análise que deve ser transversal a todas as dimensões da avaliação.
No momento, o site do Proaddess disponibiliza análise das sub-dimensões 'efetividade', 'acesso', 'eficiência' e 'adequação'. Mas a proposta é analisar o desempenho dos serviços frente à estrutura de saúde. “Não é possível esperar que o desempenho seja ideal se há falta de recursos humanos e equipamentos, por exemplo. A ideia é fazer a avaliação visando possibilidades de reformulações e reorientações das políticas públicas”, observa Viacava.
Em breve, o Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Labcities/Icict) disponibilizará a versão em inglês do site, com o intuito de facilitar trocas de experiências em nível internacional.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar