">
Na sexta-feira, 28/5, às 11h, os diretores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Umberto Trigueiros, e do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Carlos Maciel, assinam, no Instituto Fernandes Figueira (IFF), um termo de referência encaminhando o projeto de criação do Instituto da Mulher, Criança e Adolescente(Imca) para apreciação final do ministro da Saúde de Moçambique, Paulo Ivo Garrido. A iniciativa faz parte da recente parceria técnica nas áreas de informação, comunicação, ensino e pesquisa firmada entre o Icict e o IFF.
O projeto de cooperação técnica "Apoio a Implantação do Instituto da Mulher, Criança e Adolescente Imca de Moçambique", que aproxima o Brasil, representado pela Fiocruz, e Moçambique, terá duração de 24 meses, a partir da data da assinatura. João Aprígio Guerra de Almeida, da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH/Fiocruz), coordena a iniciativa.
Segundo documentos oficiais do Ministério da Saúde de Moçambique (Misau), o sistema de saúde do país apresenta uma baixa eficiência no que diz respeito à estratégia de operar com serviços de referência. Este fraco desempenho está associado a questões geográficas e espaciais, à funcionalidade dos hospitais gerais e rurais e à debilidade do sistema de comunicação e informação em saúde.
O objetivo central do projeto é contribuir para a redução da mortalidade materna, neonatal e infantil em Moçambique em conformidade com o "Plano Integrado para o Alcance dos Objetivos 4 e 5 de desenvolvimento do Milênio", elaborado pelo Misau. Dentre as metas do Plano vale destacar o fortalecimento do sistema de saúde; o aprimoramento da coordenação entre as direções nacionais, departamentos e programas relacionados com a saúde materna, neonatal, infantil e do adolescente; a colocação equitativa de quadros de saúde qualificados e o monitoramento e avaliação do programa.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar