Mac, em Niterói, é palco da comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano

por
Igor Cruz
,
05/10/2009

O Museu de Arte Contemporânea (Mac), em Niterói, foi o cenário escolhido para a comemoração do Dia Nacional da Doação de Leite Humano. O evento, que normalmente é celebrado no primeiro dia de outubro, foi comemorado no dia 05/10 e contou com a participação de profissionais de várias instituições de saúde e de mães doadoras, voluntárias dos bancos de leite humano. Entre os presentes estavam o secretário executivo da Rede Ibero-americana de Bancos de Leite Humano e coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH), João Aprígio; o coordenador-técnico do banco de leite do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Franz Novak; e o coordenador do banco de leite do Hospital Antonio Pedro, Herdy Alves.

O coordenador do banco de leite do Hospital Antonio Pedro, Herdy Alves, abriu o debate agradecendo a presença das mães doadoras e ressaltando a importância da continuidade do projeto. “Esta comemoração não é nossa, e sim das mães doadoras, dessas mulheres que fazem a diferença na redução da mortalidade infantil e ajudam no desenvolvimento do país”, lembrou Alves. Já o coordenador do banco de leite do IFF, Franz Novak, falou sobre a trajetória dos bancos de leite humano no Brasil, desde a importação do modelo francês, até a criação do modelo brasileiro. “Hoje em dia, nós temos a maior rede de bancos de leite e conseguimos alimentar o maior número de crianças no mundo”, completou Novak.

Durante a solenidade, João Aprígio também ressaltou a posição do Brasil como o país que mais assiste crianças no que diz respeito à doação de leite humano. “No ano passado, conseguimos atender mais de 162 mil crianças pré-maturas e de baixo peso em todo o país”, revelou o coordenador da Rede BLH. Além disso, Aprígio fez questão de agradecer a presença, principalmente, das mães doadoras do projeto e também dos profissionais que trabalham com os bancos de leite. “Vocês são o artífice dessa possibilidade, dessa construção, dessa conquista brasileira”, completou o coordenador.

A Rede Ibero-americana e brasileira de Banco de Leite Humano é uma iniciativa do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Os bancos de leite humano foram criados há mais de 65 anos com o objetivo de promover a saúde da mulher e da criança. Desse modo, as mulheres que produzem uma quantidade de leite elevada, acima da necessária, doam o leite para crianças necessitadas. Esses bancos trabalham em rede, capacitam profissionais e, além de assistir as mães doadoras no período da amamentação, coletam, processam e distribuem o leite ordenhado.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Atleta é madrinha do Dia Nacional de Doação de Leite Humano

A carioca Renata Travisan Ribeiro, mãe de Rafael, de apenas três meses, será a madrinha do Dia Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorado em 1º de outubro.

Brasil comemora 70 anos dos Bancos de Leite Humano e Dia Mundial de Doação de Leite Humano

A data marca o lançamento da campanha nacional "Doe leite materno e ajude a mudar o futuro de muitas crianças"

Com estoques em baixa, RedeBLH pede doação de leite humano para o Carnaval

Apenas 7.075 litros foram coletados no período. Mulheres que estejam amamentando podem recorrer aos bancos de leite humano para fazer as doações

Rumo ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Integrantes de 23 países assumiram o compromisso de mobilizar suas sociedades em favor da instituição do dia 19 de maio como o Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS