Banco de Leite Humano recebe prêmio em Washington

por
Roberta Monteiro (IFF)
,
29/12/2009

O Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano, com sede no Instituto Fernandes Figueira (IFF), unidade materno-infantil da Fiocruz, foi premiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento como uma das iniciativas que mais contribuíram para o desenvolvimento humano no Hemisfério Sul, fornecendo soluções práticas que poderão ser repetidas, expandidas ou adaptadas por outros países. A homenagem ocorreu durante a 2ª Exposição Global de Desenvolvimento Sul-Sul (GSSD Expo), em Washington.

O trabalho, desenvolvido pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR), foi considerado uma iniciativa importante para redução dos custos na alimentação de recém-nascidos prematuros, assim como na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno nos países com os quais a Rede BLH-BR colabora. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2008, mais de 157 mil recém-nascidos foram beneficiados com o leite humano ordenhado e pasteurizado com qualidade certificada no Brasil.

A Rede Ibero-americana e brasileira de Banco de Leite Humano, coordenada por João Aprígio Guerra, é uma iniciativa do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

(Informações retiradas do texto de Roberta Monteiro, IFF/Fiocruz)

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Bancos de leite humano: tecnologia da Fiocruz é referência mundial

A iniciativa tem grande impacto na diminuição das condições adversas de saúde de grupos populacionais e em situações especiais de agravo, particularmente para recém-nascidos de baixo peso

Bancos de leite humano rumo aos objetivos de desenvolvimento do milênio

O encerramento do evento incluiu a assinatura da Carta de Brasília 2010, o lançamento do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, 19 de maio, e a criação do Centro de Referência Nacional para Bombeiros que Atuam na Rede de Bancos de Leite Humano

1º Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano

Profissionais com até 10 anos de graduação em qualquer área podem concorrer. Inscrições abertas até 15/3/2015

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS