Secretaria da Rede Ibero-americana de banco de leite é instalada na Fiocruz

por
Igor Cruz
,
09/06/2008

A secretaria executiva da Rede Ibero-americana de Bancos de Leite Humano foi instalada, no dia 09 de junho, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz. Entre os presentes, estavam o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, o assessor internacional do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa, o Coordenador Nacional da Rede BLH, João Aprígio de Almeida, o diretor do Instituto Fernandes Figueira (IFF), José Augusto de Brito, o ministro das relações exteriores, Joaquim Arnaldo Oliveira e a conselheira da secretaria geral Ibero-Americana, Natália Royo.

Durante a solenidade, o coordenador da Rede BLH apresentou o programa, cujo objetivo é implantar pelo menos um banco de leite em cada país e favorecer a troca de conhecimento e tecnologias entre seus membros. Ao todo, sete países já assinaram o acordo multilateral (Argentina, Brasil, Bolívia, Espanha, Paraguai, Uruguai e Venezuela), mas, segundo João Aprígio, a intenção é levar o programa para os 22 países que compõem a América Ibérica.

O programa representa um grande avanço para a saúde de acordo com o presidente da Fiocruz, Paulo Buss. “Podemos dizer que agora temos a diplomacia multilateral da saúde, e estamos dando um exemplo de que a saúde pode ser a ponte para a paz, a solidariedade e a amizade”, afirma Paulo Buss.

A Rede Ibero-americana seguirá os passos do modelo brasileiro, que vem contribuindo para a redução da mortalidade infantil a partir do compartilhamento do conhecimento e de tecnologias nos campos de aleitamento materno e da saúde da mãe e da criança.

Ao cortar a faixa que inaugura a secretaria, a diretora do Icict, Ilma Noronha,  reforçou que, além de um projeto estratégico da Fiocruz, a rede de banco de leite humano é um projeto para a nação brasileira e também para os países parceiros.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Espanha inaugura primeiro Banco de Leite Humano

?A Espanha inaugurou no mês passado o primeiro Banco de Leite Humano (BLH) a funcionar na Europa seguindo o modelo brasileiro

Bancos de leite humano: tecnologia da Fiocruz é referência mundial

A iniciativa tem grande impacto na diminuição das condições adversas de saúde de grupos populacionais e em situações especiais de agravo, particularmente para recém-nascidos de baixo peso

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS