">
Os dez anos do projeto biblioteca virtual em saúde (BVS) foram comemorados com uma apresentação do diretor da Bireme Abel Packer, durante o Crics 8. O diretor participou da plenária “BVS 10 anos” e falou sobre as perspectivas do projeto para os próximos anos. Na apresentação, Packer ponderou sobre a grande quantidade de informação na Internet, que deve ser lapidada para garantir o acesso a fontes de pesquisa qualificadas. Os problemas nacionais e diferenças culturais também foram considerados desafios para a BVS na América.
De acordo com o diretor da Bireme, hoje se vive em tempos de uma sociedade pautada pela informação e o projeto BVS integra essa realidade. ‘O modelo BVS se baseia no princípio de que: quanto mais conhecimento o usuário tem, maior é a eficiência da BVS’, afirma Abel. Tal consideração reflete a metodologia desenvolvida pela Bireme para criar a BVS a partir do trabalho colaborativo e em rede, o que garante um caráter recursivo ao projeto.
Na apresentação, o diretor declarou que a Bireme e sua rede de colaboradores estão trabalhando para que nos próximos 12 anos todos os documentos estejam disponíveis em textos completos. Atualmente, a BVS reúne livros, teses, periódicos, produtos e serviços, mas nem todos estão disponíveis na íntegra. Segundo Packer, tal desafio será superado quando a interoperabilidade entre redes for ampliada, como já acontece entre a BVS e o Scielo (portal eletrônico de periódicos).
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar