">
O Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT) e a Rede de Bibliotecas da Fiocruz realizaram, no dia 16 de setembro, o Seminário sobre Periódicos Eletrônicos, que reuniu bibliotecários e profissionais das diversas unidades da Fundação, além de representantes de instituições externas. Os participantes debateram o uso atual de versões eletrônicas de publicações científicas e discutiram estratégias para o futuro.
“O periódico eletrônico ocupou definitivamente a rotina dos pesquisadores e estudantes. Entretanto, ainda temos dificuldades, como a questão do back up dessas publicações. Para resolver isso, temos que implantar parcerias com instituições de todo o país”, sugeriu Paula Mello, coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Adriana Ferrari, da Universidade de São Paulo (USP), também defendeu as colaborações entre instituições, destacando a experiência bem sucedida do Portal dos Sistemas de bibliotecas das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp/Bibliotecas), parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp). O Seminário contou ainda com presença de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Unicamp, da Petrobras e da Bireme/Organização Pan-americana de Saúde.
O evento agrupou o 6º Encontro de Bibliotecários da Fiocruz e a Reunião do Comitê de Usuários, que debateram temas de interesse para a Rede de Bibliotecas da Fiocruz. Durante o seminário, foi feita a apresentação da Biblioteca Virtual Sergio Arouca, resultado da parceria entre o CICT e a Coordenadoria de Comunicação Social da Presidência da Fiocruz (CCS). Lançada em agosto, a BV Sergio Arouca apresenta as trajetórias pessoal, acadêmica e política do sanitarista e ex-presidente da Fiocruz e oferece textos completos, depoimentos e um acervo com imagens, vídeos e arquivos de áudio.
O CD-Rom Catálogo de Obras Raras do Projeto Overmeer também foi lançado no Seminário. O produto reúne informações e imagens de obras publicadas entre os séculos 17 e 20 que fazem parte do acervo da Biblioteca de Manguinhos, como Historia naturalis brasiliae (1648), dos holandeses Willem Piso e Georg Marggraf, e Systema Naturae (1758), do naturalista sueco Carl von Linné, criador do sistema binômico de nomenclatura para classificação e organização de animais e plantas, utilizado até hoje.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar