">
O Laboratório de Saúde Coletiva do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UFES) e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz promovem no dia 07/04, Dia Mundial da Saúde, no auditório do Departamento de Enfermagem (Campus Maruípe / UFES), o lançamento, no Espírito Santo, da série Nascer no Brasil.
A proposta é compartilhar os números da pesquisa Nascer no Brasil – Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, estudo inédito coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), que teve como objetivo conhecer os determinantes, a magnitude e os efeitos das intervenções obstétricas no parto, incluindo as cesarianas desnecessárias, assim como a motivação das mulheres pela escolha do parto.
Nascer no Brasil contém dois títulos: Parto, da violência obstétrica às boas práticas, com 20 minutos, e Cesárea, mitos e riscos, de 17 minutos, ambos dirigidos, fotografados e produzidos por Bia Fioretti, publicitária especialista em Criação e Comunicação em Saúde Pública. Nos vídeos, depoimentos emocionantes de mulheres logo após o nascimento de seus filhos ganham a tela através do olhar delicado da diretora.
São falas que mais parecem desabafos e confissões: “quando a gente fica assim sozinha, sentindo dor sem apoio de ninguém, parece que a dor não passa"; "saindo da mesa do trabalho de parto, olhei pro meu marido e falei que nunca mais queria um filho”; “o parto normal é muito primitivo, acho que não tem nada a ver com os dias de hoje”; “meu médico é quem vai decidir agora”. Essas são algumas das 174 entrevistas realizadas para o vídeo em 2011, durante a aplicação da pesquisa, e em 2014, por iniciativa da própria diretora que tem uma relação pessoal com o tema. Bia foi mais uma vítima da violência obstétrica.
O lançamento dos documentários é uma realização do Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva/PPGSC-UFES e da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e integra o leque de atividades previstas no convênio, em fase de assinatura, entre a Fiocruz e a Ufes.
O evento é aberto ao público, tem entrada gratuita e não é necessário se inscrever.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar