">
Em um momento desafiador para o Brasil, quando o país passa por uma crise econômica e propostas conservadoras ganham mais espaço no Congresso Nacional e na sociedade, o Conselho Nacional de Saúde lançou dia 15 de maio último o documento orientador de apoio aos debates para a 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), que ocorrerá de 1º a 4 de dezembro, e tem como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.
O documento traz os 15 eixos temáticos que serão abordados na Conferência: I - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II - Participação Social; III - Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; IV - Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; V - Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; VI - Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; VII - Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e VIII - Reformas Democráticas e Populares do Estado.
Para o Icict, que também deverá estar presente na Conferência, uma das mais importantes discussões é sobre “Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS”, que tem por objetivo promover a produção e a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, de análises da situação da saúde e da inovação em saúde, contribuindo para a sustentatibilidade do SUS; além de valorizar o Sistema como política de Estado, por meio de estratégias de comunicação.
Segundo o documento, as propostas apresentadas serão:
Em relação ao eixo VI, o documento também traz perguntas gerados para o Grupo de Trabalho Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS:
Durante todo o ano de 2015 serão realizadas 14 conferências nacionais setoriais e temáticas, que devem mobilizar mais de dois milhões de pessoas, segundo informações do próprio Conselho.
O que for aprovado na 15ª CNS comporá a agenda dos próximos quatro anos e definirá o campo de atuação do controle social na saúde, ajudando a promover mudanças e melhorando o Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja ao lado, o documento gerador da 15ª Conferência Nacional de Saúde.
Acompanhe o Icict/Fiocruz nas redes sociais:
Twitter: @Icict_Fiocruz
Facebook: facebook.com/fiocruz.icict
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar