">
Após alguns dias no ar para consulta, contribuições e apoio, a carta "Direito à comunicação e informação para consolidar a democracia e o direito à saúde", destinada a participantes da 15ª Conferência Nacional de Saúde e proposta pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), foi finalizada.
O objetivo do Icict/Fiocruz com esta iniciativa foi elaborar um documento colaborativo, reunindo reflexões e sugestões de propostas voltadas para o reconhecimento da comunicação e informação como direitos humanos centrais para o direito à saúde. Profissionais de comunicação e informação, acadêmicos, instituições do campo da saúde e movimentos sociais contribuíram com a elaboração da carta, enviando observações e propostas e manifestando apoio por meio de assinaturas, recebidas até 13 de novembro.
As sugestões foram analisadas e consideradas de acordo com as diretrizes dos debates do I Diálogo PenseSUS – Democracia, comunicação, informação e direito à saúde: Mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro, no campus Manguinhos da Fiocruz. Entre os assinantes da carta estão a Fiocruz, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Centro de Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o Conselho Nacional de Saúde, organizações da sociedade civil e outras instituições dos campos da comunicação, informação e saúde.
A íntegra da carta pode ser acessada no site PenseSUS e as contribuições recebidas também estão disponíveis no site PenseSUS. As pessoas e instituições interessadas em assinar o documento "Direito à comunicação e informação para consolidar a democracia e o direito à saúde” também podem sinalizar seu apoio formal, enviando nome e e-mail para pensesus@fiocruz.br. Vinte instituições apóiam a carta, até o momento.
A 15ª Conferência Nacional de Saúde acontece na próxima semana, entre 1º e 4 de dezembro, em Brasília (DF), e o Icict/Fiocruz participará da atividade com uma série de ações, das quais a disseminação da carta com reflexões e propostas entre delegados e participantes.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar