Territórios saudáveis e sustentáveis são tema de próximo Centro de Estudos do Icict

por
André Bezerra
,
16/02/2016

Na interseção entre pesquisa e ação sobre sustentabilidade e saúde, a Fiocruz realiza há sete anos o projeto Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), por meio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS). Em 2016, o Icict passa a contribuir com a iniciativa, que já conta com a participação de diversas unidades da Fundação, além de outras instituições de saúde. Os desafios e perspectivas dessa parceria são o tema do próximo evento do Centro de Estudos do instituto, que realiza o seminário “Icict e OTSS: Integrando esforços por territórios saudáveis e sustentáveis”, em 23 de fevereiro.

O Observatório desenvolve o conceito de territórios saudáveis a partir de experiências concretas nas comunidades tradicionais situadas entre os municípios do litoral sul fluminense, compostas por populações indígenas, quilombolas e caiçaras. As ações visam a geração de produtos, técnicas e metodologias replicáveis visando o exercício da cidadania, transformação social e o fortalecimento da saúde e qualidade de vida no âmbito desses territórios, que se mobilizam a partir da criação do Fórum das Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e Ubatuba (SP) – FCT.

Já fazem parte do projeto unidades como a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fiocruz, e a Fundação Nacional de Saúde. O Icict integrará o projeto, a partir da experiência do ensino e pesquisa em informação e comunicação em saúde. Durante o seminário do Centro de Estudos, coordenadores e participantes do observatório irão trocar experiências e discutir futuras ações.

A primeira apresentação será do Coordenador-Geral do OTSS e membro do Fórum de Comunidades Tradicionais Vagner do Nascimento, com o tema ‘Territórios em disputa: a luta dos caiçaras, indígenas e quilombolas de Bocaina’, onde abordará características sociais e políticas dos desafios enfrentados pela população local e a importância das ações do Fórum e do Observatório.

Em seguida, o Coordenador-Geral do OTSS no âmbito da Fiocruz, Edmundo Gallo, apresentará "O Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina: fundamentos teóricos, áreas de atuação e resultados", abordando aspectos conceituais e de gestão do projeto. As falas serão seguidas por diálogo com os participantes, propondo a discussão de possibilidades de interface do OTSS com as pesquisas do Icict.

“Acreditamos que essas populações são mais saudáveis quando estão em seus próprios territórios, que estão constantemente sofrendo pressões econômicas”, avalia Indira Alves Franca, analista do Icict e participante do projeto. “O seminário apresenta esse projeto e aposta em novas parcerias que podem trazer benefícios para a saúde das comunidades tradicionais da Bocaina”, conclui.

Sobre o Observatório dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis de Bocaina

O OTSS desenvolve ações territorializadas; articuladas em outras escalas – regional, estadual, nacional e global; baseadas na ecologia de saberes; que têm potencial para se tornarem estratégias regionais e alternativas visando a garantia dos direitos das comunidades tradicionais, especialmente os direitos relacionados ao território, à cultura, à saúde e à qualidade de vida.

No território de atuação do OTSS vivem e resistem cerca de cinquenta comunidades tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas; ameaçadas pela especulação imobiliária, por grandes projetos de construção e por empreendimentos turísticos predatórios. Junto com essas comunidades, a equipe do OTSS desenvolve ações e projetos com foco em saneamento ecológico, agroecologia, turismo de base comunitária, educação diferenciada, cartografia social, sistematização de dados sobre o território, assessoria de gestão e planejamento estratégico, assessoria de comunicação social, assessoria jurídica, fortalecimento das mobilizações e articulações estratégicas do FCT.

Seminário do Centro de Estudos do Icict
“O Icict e o OTSS: Integrando esforços por territórios saudáveis e sustentáveis”
Terça-feira, 23 de fevereiro
De 9h30 às 12h
Auditório do Icict - Biblioteca de Manguinhos, 2º Andar
Av. Brasil, 4.365, Manguinhos - Rio de Janeiro

O seminário é gratuito e as inscrições devem ser feitas pela internet.

Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Centro de Estudos

O Centro de Estudos é uma instância colegiada, ligada ao Gabinete da Direção do Icict/Fiocruz, e tem por finalidade organizar, promover, coordenar e divulgar eventos técnico-científicos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS