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Criatividade, empenho e tecnologia. Essa combinação foi a receita utilizada pelas seis equipes vencedoras do Hackathon 2016 para encontrar as soluções para os desafios propostos. Após a maratona de 25 horas ininterruptas de desenvolvimento, as 12 equipes concorrentes apresentaram seus protótipos a partir das 14 horas do domingo, 27 de novembro. Cada uma teve cinco minutos para apresentar e demonstrar o diferencial de suas soluções.
As propostas foram analisadas por uma comissão julgadora formada por 25 pessoas, externas à Fiocruz, de diferentes áreas técnicas. Os jurados receberam uma ficha de avaliação com pontuação de 0 a 2 cada um dos seguintes itens: criatividade; aplicabilidade da solução em relação ao tema proposto; execução da apresentação; design; disruptividade da inovação; e, por fim, viabilidade de execução real da solução apresentada. Os resultados foram somados e divulgados no final da tarde.
Confira as equipes vencedoras e os protótipos apresentados:
Modalidade Games
Desafio: Museu da Vida
Os integrantes da equipe Croma conseguiram transformar o encantamento que tiveram ao conhecer o Museu da Vida no game “Muvi”. O jogo foi planejado para conter seis minigames, sendo dois já disponíveis no protótipo (do borboletário e do controle do transmissor da Doença de Chagas). Além disso, o jogo reúne informações, como os espetáculos em cartaz na Tenda da Ciência, e é integrado ao Facebook, possibilitando que o usuário “dispute” com os amigos quem tem mais pontos no ranking. Quem visitar os locais indicados, ganha ponto extra.
Desafio: Circuito Saudável
Os integrantes da Equipe Incomum destacaram que fizeram questão de entender todo o processo. E deu certo. A equipe apresentou o aplicativo “Circuito Saudável”, pensado tanto para um usuário geral quanto para a comunidade interna da Fiocruz (cujos dados poderiam servir para melhorar as políticas de acordo com cada unidade). O app contém três áreas principais: o circuito saudável, contendo o boletim da nutrição e receitas balanceadas; dicas, com informações sobre como se alongar, o guia alimentar do Ministério da Saúde, e ainda um “Pac Man Saudável”, jogo cuja missão é manter uma alimentação adequada, acumulando pontos ao ingerir alimentos in natura e perdendo ao preferir os ultraprocessados. Além disso, o protótipo oferece lembrete para que o usuário não esqueça de beber água ao longo dia ou realizar alongamentos diariamente.
Desafio: Acesso Aberto ao Conhecimento
Os integrantes da equipe Vale venceram o desafio do Acesso Aberto com o jogo “Céu Aberto”. Desenvolvidos para celulares, o jogo conta a história de um avião com artigos científicos que foi atacado por uma “publisher malvada”, despejando os papers das alturas. O jogador deve encarnar então o Pedro Gabriel, um robô de última tecnologia que deve buscá-los antes que atinjam o mar. O único modo de perder jogo (e ganhar o Acess Over) é levando os artigos coletados a uma editora de revista científica de acesso pago.
Modalidade Apps
Desafio: NBCAL-Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância
A equipe Holograma desenvolveu um aplicativo que permite que o usuário faça denúncia caso um determinado estabelecimento esteja infringindo as normas da NBCAL. Além da própria denúncia, que pode ser anônima, o app prevê um sistema de dupla verificação nele mesmo: por meio de perguntas direcionadas ao usuário antes de postar a denúncia, e por meio da análise da foto a ser enviada pelo mesmo. A imagem é analisada por meio de uma funcionalidade fornecida pela IBM, parceira do evento, e o usuário é informado sobre a probabilidade daquele item estar descumprindo a Norma. Por fim, o aplicativo fornece um mapa de alerta, classifica os usuários cadastrados em um ranking de acordo com as denúncias cadastradas e ainda prevê um chat para tirar dúvidas.
Desafio: Monitoramento e Controle de Vetores
Embora concorrendo sozinha, devido à desistência da outra equipe sorteada, a NullCoffeeException foi avaliada, assegurando a nota para receber a premiação. O aplicativo desenvolvido oferece a possibilidade de o usuário fazer denúncia sobre a existência de criadouros do vetor, capturando a localização e comentários sobre o local. Por fim, o app prevê a criação de mapas de calor, indicando quais são os locais com maior número de denúncias. Os desenvolvedores destacaram a possibilidade do aplicativo ser utilizado para controle de outros vetores além do Aedes aegypti.
Desafio: Rede Global de Bancos de Leite Humano
A solução encontrada pelos integrantes da equipe Essa foi apresentada no app “Leite sobre Rodas”. O protótipo buscou melhorar o trabalho dos condutores dos frascos de doação de leite humano, otimizando rotas, evitando áreas de riscos e facilitando a comunicação com a doadora. Para otimizar a rota, o Banco de Leite Humano alimenta o sistema e uma rota entre as casas das doadoras é fornecida ao condutor, levando em consideração a validade de seis horas do leite humano transportado. As áreas de risco são alimentadas com cruzamento de informações com banco de dados de outros aplicativos sobre violência, como o Fogo Cruzado, e são consideradas também na hora de gerar a rota. E, por fim, o condutor tem acesso direto ao Whatsapp da doadora, com quem poderá conversar, estabelecendo ponto de encontro e informando contratempos. Uma vez na residência, o condutor pode tirar fotos e registrar a temperatura e quantidade de frascos coletados. A doadora também conta com um login no app. Para ela, é possível verificar como fazer a ordenha manual do leite humano e registrar a urgência na retirada dos frascos para doação – diante de uma viagem, por exemplo.
Premiação
Além do troféu de cada desafio, os primeiros colocados participarão da Campus Party 2017, em São Paulo, com despesas de alimentação, passagens e acomodação, além um curso de desenvolvimento por meio da plataforma Scrum Half, curso presencial e à distância em Data Science e Big Data Analytics; mentoria técnica sobre o IBM Bluemix ou de negócios, com especialistas IBM e um convite para participação no programa
para startups da IBM, que oferece um ano em serviços IBM na nuvem, desde que se cumpram os requisitos estabelecidos.
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