">
A pesquisadora associada do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict), Giseli Damacena, analisou os dados sobre consumo de bebidas alcoólicas e o hábito de dirigir após beber, divulgados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013. A investigação revelou números que impressionam: 24,3% da população brasileira admite já ter consumido bebida alcoólica antes de dirigir.
Conforme a análise da pesquisadora, a proporção de pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito com lesões corporais nos últimos 12 meses anteriores à Pesquisa no Brasil “foi de 3,1% da população geral”, sendo que “7,5% foram os que referiram consumo abusivo e frequente de álcool”.
A partir do artigo "Consumo abusivo de álcool e envolvimento em acidentes de trânsito na população brasileira, 2013", produzido por Giseli Damacena e outros autores, foi desenvolvida a série "Álcool e trânsito", que traz dados, documentos, infográficos, gifs animados, trechos de vídeo e depoimentos de especialistas sobre o assunto.
A série "Álcool e trânsito" visa promover o debate sobre os impactos na saúde dos acidentes de trânsito causados pelo consumo de álcool pelos condutores.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar