">
Com o objetivo de estreitar laços para uma futura cooperação técnica com o Icict, estiveram na unidade na última sexta-feira (17/03), Igor Mayer e Jessika Weber respectivamente, professor e pesquisadora da NHTV Breda University of Applied Sciences, da Holanda. Os profissionais holandeses vieram conhecer pessoalmente o trabalho desenvolvido no Polo de Jogos e Saúde do Multimeios.
Mayer ressaltou a importância dos chamados serious games e do interesse que os jogos vêm despertando não só no mercado, mas também nas ciências e universidades. Ele também explicou que "ainda são poucos os serious games" voltados à área de saúde, e citou o exemplo de jogos para auxiliar cirurgiões (os "medical visualizations") ou os treinamentos de segurança médica, ou sobre a vida saudável. O professor da Universidade de Breda ficou surpreso com o material desenvolvido pelo Polo de Jogos e Saúde, como os games "Jogo do Acesso aberto", "Contato – um jogo sobre a depressão", os quizzes "Que animal peçonhento é você?" e "Qual planta tóxica é você?" e o que despertou maior interesse dos visitantes, o jogo "Quem deixou isso aqui?!".
Professor de "Jogos aplicados, inovação e sociedade" (Applied Games, Innovation & Society), Mayer tem como área de interesse estudos sobre a eficácia e implementação de serious games (entre eles jogos sobre saúde) na sociedade, incluindo uso de jogos por instituições governamentais. Mayer é um dos organizadores do Desafio MSP 2050 (Challenge MSP 2050), um projeto financiado pela União Europeia que aborda a intervenção humana no Mar do Norte sob o enfoque do meio ambiente, da educação e de governança. A pesquisadora Jessika Weber mostrou o trabalho que vem desenvolvendo na Universidade de Breda, que une turismo, meio ambiente e educação ambiental
Na reunião, além de Marcelo de Vasconcellos e Flávia Garcia de Carvalho, integrantes do Polo de Jogos e Saúde, estiveram presentes os vice-diretores Adir Glusing (Desenvolvimento Institucional), Josué Laguardia (Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico); Patrícia Ferreira e Mauro Campello (respectivamente chefe e coordenador do Multimeios); Lidiane Carvalho, do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts) e Cynthia Dias, professora do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).
Josué Laguardia, Adir Glusing, Jessika Weber, Patrícia Ferreira, Cyntia Dias, Mauro Campello, Marcelo de Vasconcellos, Flávia Garcia de Carvalho, Lidiane Carvalho e Igor Mayer (da esq. para dir.)
Fotos: Graça Portela (Ascom/Icict)
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar