">
Em comemoração aos 10 anos do curso Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Acesso à ICTS), o Icict realizará no dia 14 de agosto próximo (segunda-feira), o seminário intitulado “10 anos do Curso de Acesso à informação em C & T em Saúde”.
O evento que começa às 8h30, com um café de boas vindas aos alunos e convidados, terá mesa de abertura com Rodrigo Murtinho, diretor do Icict, Tania Santos, vice-diretora de Informação e Comunicação, eLuciana Danielli, coordenadora do curso.
A seguir, haverá duas palestras, seguida por debate. A primeira é “10 anos do curso de Acesso à Informação em C&T em Saúde: atuando para qualificação da informação em saúde”, ministrada por Luciana Danielli e a segunda “O papel da Competência Informacional para a formação permanente em saúde”, com o pesquisador e professor da UniRio, Alberto Calil Junior.
Dez anos de construção
Nesses 10 anos, 166 alunos foram capacitados – número que parece pequeno, mas que mostra o nível de qualificação do curso – que, para Luciana Danielli, se destaca por “ter uma atualização constante dos conteúdos programáticos e pela diversidade de instituições e órgãos de pesquisa – públicos e privados – representados por alunos multidisciplinares”. O futuro do curso oferecido pelo Icict já está planejado: “promover a capacitação permanente e a atualização dos conteúdos educacionais de acordo com as necessidades e demandas da área de saúde”, afirma Danielli.
Para a coordenadora do curso, todo o trabalho realizado é “motivo de orgulho”: “Orgulho do trabalho desenvolvido durantes esses 10 anos tem sido estabelecer o desenvolvimento de habilidades e atitudes no processo de ensino-aprendizagem ao longo da vida profissional e pessoal de alunos e docentes do curso”, ressalta.
Durante o evento, será realizada uma homenagem especial à trabalhadora da Gestão Acadêmica (Gestac) do Icict, Tonia Cenzi. Finalizando as atividades da manhã, às 11h30 haverá a abertura oficial do curso e, às 13h, a primeira aula que será realizada na sala 710, do Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz.
A cerimônia de comemoração e o seminário acontecem no Icict, que fica no campus Fiocruz da Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, no Rio de Janeiro. Devido a limitação de lugares, os interessados deverão se inscrever no site de eventos do Instituto, para isso, clique aqui. Será fornecido certificado de participação no seminário.
Para falar sobre competência informacional e informação em saúde, o site do Icict entrevistou o pesquisador Alberto Calil Junior:
Qual o papel da competência informacional para a formação permanente em saúde?
A noção de competência informacional ilumina uma faceta da biblioteca que por vezes se encontra esquecida ou escondida, falo da função educativa da biblioteca e do bibliotecário. A biblioteca precisa fazer parte do cotidiano da população e uma das formas é justamente sendo um dos atores nos processos de formação continuada, nos mais diversos campos, incluindo aqui a área da saúde.
O senhor trabalha com duas linhas de pesquisa: "Organização e representação do conhecimento" e "Biblioteconomia, cultura e sociedade". Como esta última se relaciona com a informação em saúde?
A linha de pesquisa a qual você se refere é uma do mestrado em Biblioteconomia da UNIRIO, e os estudos desenvolvidas pelos pesquisadores vinculados a referida linha de pesquisa buscam refletir sobre as práticas de informação dos sujeitos em diferentes contextos. Nesse sentido, a informação em saúde se coloca como um importante objeto de estudo, considerando a sua importância para a garantia da saúde como um direito, em nossa sociedade.
Qual o impacto das mídias sociais e do ciberespaço na informação em saúde?
Respondo a essa questão com outra pergunta: qual (is) setor (es) da vida contemporânea não sofreram algum impacto do advento da internet (e das tecnologias decorrentes)? As formas de apropriação das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) modificaram e continuam modificando as nossas práticas cotidianas, particularmente as práticas de informação. Uma das transformações que podemos citar está no campo da produção e disseminação de conteúdos. Hoje, o conteúdo que é produzido (independente das origens, qualidade) é facilmente disponibilizado e acessado e, nesse sentido, a construção de habilidades informacionais é urgente.
A UNIRIO é uma das mais tradicionais universidades com curso de Biblioteconomia. Como o senhor vê a iniciativa do Icict com o curso de atualização/especialização em Acesso à Informação em Ciência e tecnologia?
Toda e qualquer iniciativa visando a formação continuada e a produção de olhares reflexivos e críticos é essencial e indispensável para a construção e fortalecimento do pensamento biblioteconômico, quiçá em um momento de transformações nas políticas públicas, com indícios de mudanças em relação as políticas sociais e a noção de bem público.
Crédito da foto: Alberto Calil Junior – arquivo pessoal
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar