">
Na sexta-feira, 11/08, o Icict recebeu visita oficial de membros do Conselho Nacional de Saúde (CNS), após o encerramento da reunião do CNS, realizada na Fiocruz entre os dias 09 e 11 de agosto. Os conselheiros de saúde foram recebidos pelo diretor da Unidade, Rodrigo Murtinho, e pelos vice-diretores Tânia Santos, de Informação e Comunicação, Christovam Barcellos, de Ensino e Pesquisa, e Jacques Sochaczewiski, de Desenvolvimento Institucional.
Em sua passagem pelo instituto, os conselheiros e conselheiras fizeram visita guiada nas instalações e acervo da Biblioteca de Manguinhos, com a bibliotecária chefe do setor, Fátima Duarte. Representantes do Conselho Diretor do Icict, professores dos programas de ensino da unidade e responsáveis por projetos da unidade fizeram uma apresentação, na qual puderam mostrar as principais atividades finalísticas da unidade, nas áreas de informação e comunicação para a saúde. Também se apresentou Rogério Lannes, da revista Radis, sobre a atuação do veículo.
O diretor da unidade deu as boas-vindas, ressaltando a importância da aproximação institucional junto ao controle social do sistema de saúde. “Temos uma história de ampla participação, sempre destacando a comunicação e a informação como elementos essenciais para a defesa da saúde”, apontou, ao lembrar de momentos como a 15ª Conferência Nacional de Saúde, em que foi aprovada moção pelo direito à comunicação e informação.
Os conselheiros presentes ao Icict representam setores como os dos usuários do SUS e de movimentos sociais. Foram eles: Dylson Bessa, da União Nacional dos Deficientes Físicos (UNADEF), Maria das Graças Gervásio, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Neuza Miguel, do Movimento dos Portadores de Esclerose Múltipla (Mopem) e José Vanilson da Silva, do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR).
O grupo veio acompanhado de assessoras do CNS e incluiu duas pessoas com deficiência, que aproveitaram a oportunidade para dialogar com profissionais do Icict sobre acessibilidade. “A Biblioteca é um espaço bem adaptado, mas alguns detalhes podem melhorar a acessibilidade, como adesivos nos vidros”, sugeriu Bessa.
Na primeira fila, a conselheira Neuza Miguel e o conselheiro Dylson Bessa, representantes de movimentos de pessoas com deficiências. Foto: Rodrigo Méxas - Icict/Fiocruz
Ao final da atividade, os conselheiros e conselheiras agradeceram a recepção e acolhida. “Pudemos perceber que o instituto respira comunicação e informação. Foi uma troca muito interessante, principalmente descobrir a qualidade dos cursos nessa área”, elogiou Maria Gervásio. O representante do MNPR demonstrou emoção ao conhecer a Biblioteca. “É um espaço que não conhecia, devido a minha história de vida, e fiquei bastante emocionado”, revelou Vanilson.
O conselheiro deixou como sugestão que sejam ampliadas as formas de comunicação entre as iniciativas do setor na Fiocruz e o controle social, em especial, ampliando a divulgação junto aos membros do CNS. A reunião do Conselho Nacional de Saúde na Fiocruz foi sediada na ENSP e abrigou debates em torno da Política Nacional de Atenção Básica e o fortalecimento do SUS. Foi assinada uma carta de intenções entre o Conselho e a Fiocruz, para parcerias no campo da formação e elaboração de estratégias de compartilhamento de conhecimento entre as duas instituições.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar