">
Construir indicadores para a redução dos riscos e ao aumento da resiliência das populações do Semiárido brasileiro, é um dos objetivos da tese de doutorado da Aderita Sena, aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict.
Orientada pelo pesquisador Christovam Barcellos, atual vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico, do Icict, Aderita Sena realizou entrevistas nas comunidades e com trabalhadores de saúde em oito municípios do Semiárido, para analisar a percepção dos atores sociais locais sobre às vulnerabilidades, fatores de risco e doenças relacionadas à seca, assim como, a preparação e resposta do setor saúde e as necessidades de ações de prevenção e controle requeridas.
A defesa acontece, às 14h, na sala 213, do Prédio da Expansão do Campus Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.036, em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).
Título: Seca, Vulnerabilidade Socioambiental e Saúde: impactos no Seminárido Brasileiro
Aluna: Aderita Ricarda Martins de Sena
Orientador: Christovam de Castro Barcellos (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Segundo orientador: Carlos Machado de Freitas (PPGSP/Ensp/Fiocruz)
Banca:
Titulares:
Dr. Paulo Roberto Borges de Souza Junior - PPGICS/Icict/Fiocruz
Dr. Guilherme Franco Netto - (Vice-Presidência Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde - VPAAPS/Fiocruz
Dr. Walter Massa Ramalho - PPGMT/Universidade de Brasília - UnB
Dr. Fernando Ferreira Carneiro - PPGSF/Fiocruz
Suplentes:
Drª. Maria Cristina Soares Guimarães - PPGICS/Icict/Fiocruz)
Drª. Juliana Wotzasek Rulli Villardi (PPGPPS/EFG)
Data: 04/09/2017
Horário: 14h
Local: Sala 213 do Prédio da Expansão
Resumo: O objetivo deste trabalho é contribuir com a construção do conhecimento sobre o processo natural da seca e a influência de determinantes ambientais, sociais e econômicos na magnitude dos impactos sobre o bem-estar e a saúde das comunidades afetadas na região do Semiárido Brasileiro. Dentro de uma proposta mais ampla, este estudo tem como finalidade construir indicadores para formulação de estratégias orientadas à redução dos riscos e ao aumento da resiliência das populações e do governo.
Por meio de quatro artigos, o estudo começa com a análise das desigualdades sociais existentes no Semiárido, quando comparado os municípios dentro e fora do Semiárido. É feita uma análise da situação desfavorável das comunidades do Semiárido no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, exemplificando as ações necessárias para alcançar esses objetivos e um desenvolvimento que ponha a região em situação mais próxima ao resto do país. Levando em consideração este contexto, o estudo aprofunda os temas de vulnerabilidade e de resiliência, e identifica indicadores para desenvolver um índice de risco baseado em dados de fácil acesso, para dar subsídio à tomada de decisões.
Por meio de entrevistas às comunidades e trabalhadores de saúde em oito municípios, se analisa a percepção dos atores sociais locais sobre às vulnerabilidades, fatores de risco e doenças relacionadas à seca, assim como, a preparação e resposta do setor saúde e as necessidades de ações de prevenção e controle requeridas.
Finalmente, o trabalho faz, em forma de uma Nota Técnica, uma proposta de diretrizes para a gestão de redução de riscos e vulnerabilidades frente à seca e seus impactos na saúde, considerando elementos essenciais à garantia de direitos humanos, como redução da pobreza, acesso à água, alimentos, educação e oportunidade de emprego, o que certamente contribuirá para um melhor desenvolvimento humano na região.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar