">
Rumo a completar 10 anos em 2019, o programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) tem duas teses premiadas no Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2018 – Aderita Sena e Viviane Veiga.
Ambas concederam entrevistas a Paulo Bellardi, do programa Bate Papo na Saúde, no Canal Saúde, falando sobre os temas abordados em suas pesquisas.
A primeira entrevistada foi a coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, Viviane Veiga. Ela falou sobre a sua tese “Percepção dos pesquisadores portugueses e brasileiros da área de Neurociências quanto ao compartilhamento de artigos científicos e dados de pesquisa no acesso aberto verde: custos, benefícios e fatores contextuais", que foi a premiada na área de Ciências Humanas e Sociais.
Na entrevista, que foi ao ar no dia 08/10, Viviane Veiga fala sobre a sua tese, a importância do Acesso Aberto e explica as conclusões do seu trabalho. Veja o vídeo:
Já Aderita Sena, pesquisadora do Laboratório de Informação e Saúde (LIS), do Icict, que foi agraciada na categoria Saúde Coletiva, com a tese “Seca, vulnerabilidade socioambiental e saúde: impactos no Semiárido Brasileiro”, falou – no programa que foi ao ar no dia 29/10 – de sua memória de infância sobre a seca que permeou a vida de seus avós, o fenômeno natural da seca, seus efeitos e o que pode ser feito para reduzir os impactos na população. Assista aqui:
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar