Cooperação Tripartite lança vídeo sobre vacinação no Haiti

por
Graça Portela
,
27/03/2013

A Cooperação Tripartite Haiti-Brasil-Cuba, que tem a Fiocruz como uma de suas participantes, está lançando o vídeo institucional Ann Al Vaksinen – Vamos todos vacinar! 2. O trabalho, dirigido pela documentarista Marilu Cerqueira, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), foi realizado durante a Semana de Atividades Intensivas para a Saúde da Criança, que aconteceu no Haiti entre 21 de abril e 5 de maio do ano passado, inserida na 10ª Semana de Vacinação das Américas e 1ª Semana Mundial de Imunização. Nele, foram registrados os esforços para imunizar as crianças de zero a nove anos na região noroeste do país. Na ocasião, o Brasil auxiliou o Haiti a bater a meta de imunizar cerca de três milhões de crianças contra poliomielite, sarampo e rubéola, com a doação de US$ 1,4 milhões em vacinas e insumos e apoio nas ações da campanha.

Um dos principais objetivos do vídeo é mostrar ao público em geral, em especial os parceiros haitianos, como estão sendo documentadas as ações da Cooperação Tripartite. Segundo Marilu, este filme é um segundo teaser, uma espécie de prévia de um documentário de média-metragem que ainda deverá vir por aí. O primeiro vídeo foi lançado em junho de 2012 e filmado na primeira visita da documentarista ao Haiti, ainda em 2011. O trabalho foi realizado pelo Icict/Fiocruz, com o apoio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e do Ministério da Saúde do Brasil. Para Cerqueira, a documentação e a atuação em campo ajudaram a levar informação para o Ministério da Saúde e da População do Haiti (MSPP), contribuindo para que o órgão verifique a atuação das equipes, se elas estão armazenando corretamente as vacinas e manipulando o material devidamente. “É um trabalho documental com potencial enorme de ser também um trabalho instrutivo, educativo e de supervisão. Além disso, a realização do vídeo é muito importante para divulgar à sociedade brasileira e às instituições nacionais e internacionais a participação do Brasil na ajuda humanitária”, afirma.

Além dos dados sobre a vacinação, o que mais chama a atenção em Ann Al Vaksinen 2 é a alegria e a interação das crianças com a câmera, conta Cerqueira: “O contato com os personagens deu-se de forma amigável tanto pelo relacionamento já pré-estabelecido pela enfermeira-chefe do Programa Nacional de Vacinação, Miss Noël, que é a narradora do filme, quanto pela atração que os balões verdes, que estávamos distribuindo em prol da mobilização social, exerciam sobre meninos e meninas”.  Ela ainda destaca que a proposta do vídeo vai além do simples registro. “Estávamos ali não somente para gravar em vídeo ou fotografar, mas também para participar e dar o apoio necessário para o sucesso das atividades para a saúde da criança”, ressalta. “Fica a mensagem sobre a importância do compromisso e da cooperação entre os próprios haitianos e entre os países parceiros para, juntos, reconstruírem, com a força e a alegria de suas próprias crianças, o país onde vivem”, conclui. O vídeo pode ser acessado aqui

Matéria de Gabriel Cavalcanti (Icict/Fiocruz)

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS