">
Com o tema “O modelo de desenvolvimento brasileiro e a produção de desastres. A perspectiva da informação e comunicação”, o Ensino do Icict, que envolve a pós-graduação lato e stricto sensu, realizará na terça-feira, 19/03, a partir das 9h, a sua aula inaugural no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Manguinhos.
O palestrante é o economista e sociólogo da UFRJ, Carlos Vainer, que lidera o Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza, onde dirige a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos, o Observatório Sócio-Ambiental de Barragens, a Assessoria Técnica e Educacional Meio Ambiente e Barragens e coordena o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual.
Para debater com ele, a pesquisadora do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde (LAGAS), do Departamento de Geografia, da UnB, Eliane Lima e Silva, que também é consultora técnica para área de Saúde e Ambiente com ênfase em emergência em saúde pública. Além dela, o professor da Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS, Valdir de Castro Oliveira, que foi coordenador do Programa de Extensão de Mídias Comunitárias do Departamento de Comunicação Social da UFMG e, durante 10 anos, foi o editor do programa Rádio InterFM, de Brumadinho (Minas Gerais).
Fotos:
1) 1984 - Incêndio na Vila Socó (Cubatão/SP) - Vazamento em dutos subterrâneos da Petrobras espalhou 700 mil litros de gasolina. Após o vazamento, um incêndio destruiu parte da favela. Número de mortos, segundo o Ministério Público: 500 pessoas.
2) 2000 - Baía de Guanabara (Rio de Janeiro/RJ) - Acidentes com navio petroleiro despejou 1.3 milhão de litros de óleo in natura na Baía de Guanabara. Consequências: morte da fauna local e poluição do solo de vários municípios no entorno da baía.
3) 2003 - Rios Pomba e Paraíba do Sul (Região da Mata mineira/MG) - Vazamento de um bilhão de litros de lixívia negra do reservatório da Indústria Cataguases de Papel e Celulose. Consequências: morte de diversos animais, proibição de pesca, poluição dos rios Pomba e Paraíba do Sul, afetando 39 municípios da região e oito cidades do norte do estado do Rio de Janeiro.
4) 2010 - Morro do Bumba (Niterói/RJ) - Deslizamento de terra. Consequências: 48 corpos achados, 267 mortos (números não oficiais), mais de 10 mil desabrigados.
O tema da aula se originou a partir de reflexões e questionamentos de pesquisadores, professores e alunos, e a população em geral sobre as causas e efeitos dos desastres ambientais como os que ocorreram em Bento Rodrigues, distrito da cidade de Mariana, e Brumadinho, ambos em Minas Gerais, e seus impactos ambientais e na saúde. Segundo a ementa da aula, "o Brasil vem assistindo a progressiva destruição do seu patrimônio ecológico, cultural e econômico, muitas vezes a custa de vidas humanas. O incêndio do Museu Nacional, os desastres em Mariana e Brumadinho, o desmatamento de grandes áreas de floresta, ameaças a populações tradicionais são alguns exemplos trágicos de desastres recentes. Outros desastres, mais localizados e de menor repercussão na mídia, também contribuem para esta destruição. Neste contexto, cabe uma reflexão sobre o atual modelo de desenvolvimento, ou 'des-envolvimento' e suas repercussões sobre a saúde da população. Qual o papel da mídia? Como estes desastres têm sido absorvidos e elaborados pela população? Como estes desastres aparecem ou são ocultos pelas fontes oficiais de informação? Qual o papel do Estado e do SUS na mitigação de desastres?". Estas questões são as que serão levantadas durante a palestra, seguida de debate, na aula inaugural do Ensino.
Fotos:
5) 2011 - Região Serrana (Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim/RJ) - Deslizamento de terra. Consequências: 869 pessoas morreram (Nova Friburgo: 418 mortos; Teresópolis: 354 vítimas; distrito de Itaipava, em Petrópolis: 71 mortos; Sumidouro: 21 mortos; São José do Vale do Rio Preto: 044 e Bom Jardim: 01).
6) 2015 - Bento Rodrigues (Mariana/MG) - Rompimento da barragem da Samarco/Vale, com o vazamento de 62 milhões de metros cúbicos de rejeito. Consequências: 18 mortos e 01 desaparecido (dados oficiais), impactos no abastecimento de água em cidades de Minas Gerais e Espírito Santo, além de danos a monumentos históricos, fauna e flora. Mancha poluente atingiu o Oceano Atlântico, atingindo os corais de Abrolhos (BA).
7) 2018 - Museu Nacional (Rio de Janeiro/RJ) - Incêndio destruiu totalmente o Museu Nacional, da UFRJ. Consequências: Não houve mortes, mas o dano ao patrimônio histórico do país é incomensurável.
8) Séculos 20 e 21 (Região Amazônica/Brasil) - Incêndios na mata virgem para transformar a floresta em área de plantio ou pasto. Consequências: Poluição para as cidades do entorno, com problemas de saúde para a população, desequilíbrio ambiental.
O evento, com entrada franca, acontece durante a semana de abertura do ano letivo do Ensino, que vai de 18/03 a 22/03/2019. A Semana terá diversas atividades dentro e fora do Icict, voltada aos alunos. A programação completa poderá ser baixada ao lado.
Para participar da palesta no dia 19/03, as pessoas devem se inscrever no site Eventos Icict (https://eventos.icict.fiocruz.br). Haverá tradução em Libras e transmissão online pelo canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora (www.youtube.com/videosaudefio).
Leia, ao lado, alguns artigos de Carlos Vainer, Eliane Lima e Silva e Valdir de Castro Oliveira.
A Biblioteca de Manguinhos fica na Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).
Evento: Aula Inaugural do Ensino 2019
Tema: “O modelo de desenvolvimento brasileiro e a produção de desastres. A perspectiva da informação e comunicação”
Palestrante: Carlos Vainer - economista e sociólogo da UFRJ
Debatedores: Eliane Lima e Silva – Departamento de Geografia/UnB e Valdir de Castro Oliveira – PPGICS/Icict
Dia/Horário: 19/03/2019, 3ª feira, das 9h às 12h30
Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Manguinhos, no campus da Fiocruz - Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições: Eventos Icict - https://eventos.icict.fiocruz.br
Transmissão online: Canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora - www.youtube.com/videosaudefio
Fotos: Agência Brasil e Centro de Estudos e Pesqiusas em Engenharia e Defesa Civil,da Universidade Federal de Santa Catarina – CEPED/UFSC | Montagem: Graça Portela (Ascom/Icict)
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentários
Sonia Aparecida Nogueira
seg, 11/03/2019 - 16:07
Aula inaugural 2019 do ICIT
Gostaria de me inscrever para assistir essa aula inaugural do Icict, em 19/03/2019.
graca.portela
seg, 11/03/2019 - 16:23
Olá Sonia, você deverá se
Olá Sonia, você deverá se inscrever no site Eventos Icict (https://eventos.icict.fiocruz.br). Att., Assessoria de Comunicação | Icict | Fiocruz
Comentar