">
Izamara Bastos Machado (Laces/Icict/Fiocruz) - coordenadora
O projeto do Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Icict (PIPDT) tem como objetivo fortalecer o Observatório Saúde na Mídia criando uma base de dados para o Observatório.
A metodologia adotada pelo Observatório Saúde na Mídia tem como base uma pesquisa documental em jornais impressos do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal (O Globo, O Dia (RJ); Folha de São Paulo, Jornal da Tarde (SP); Folha de Pernambuco, Jornal do Commercio (PE) e Correio Braziliense (DF)), seguida de clipagem (seleção das páginas com as matérias de interesse), armazenagem e posterior digitalização do material coletado.
O material jornalístico televisivo foi coletado entre maio de 2010 e maio de 2011 (capturado por uma empresa de serviços de clipagem) e inclui os seguintes telejornais: Jornal Nacional, Jornal Hoje, RJ TV, RJ Record, DF TV, DF Record, NE TV, TV Jornal de Notícias e Repórter Brasil.
O Observatório tem seu campo observacional a partir do segundo semestre de 2008, sem data para ser concluído.
As ações específicas de trabalho, neste projeto proposto, são as seguintes:
Organização do acervo de matérias jornalísticas impressas para digitalização.
Criação de fluxo contínuo de trabalho para digitalização do material impresso coletado.
Digitalização, no Serviço de Comunicação Visual, das matérias jornalísticas impressas coletadas sobre saúde. Atividade a ser executada pelo bolsista (1) da área de Comunicação Visual ou Comunicação.
Conferência do acervo após digitalização.
Definição das variáveis a serem utilizadas na base de dados.
Definição dos formatos de relatórios a serem extraídos da base de dados.
Reavaliação no vocabulário controlado utilizado até agora pelo projeto Observatório Saúde na Mídia, com a ajuda da Biblioteca Virtual em Saúde.
Construção da base de dados pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde.
Importação, na medida do possível, das informações das fichas preenchidas no FormSUS.
Inserção na nova base de dados do material impresso coletado e digitalizado. Atividade a ser executada pelo bolsista (2) da área de Comunicação ou Ciências Sociais ou Biblioteconomia.
Alimentação da nova base de dados do material impressodigitalizado. Atividade a ser executada pelo bolsista (2) da área de Comunicação, Ciências Sociais ou Biblioteconomia.
Conferência da alimentação realizada na base de dados. Atividade a ser executada pelo bolsista (3) da área de Comunicação ou Ciências Sociais ou Biblioteconomia e
Consolidação de dados alimentados até 2013.
A metodologia deste trabalho consiste em abordar o desenvolvimento das fases relacionadas às questões de organização e do tratamento das informações. Sob a ótica da organização, serão consideradas todas as questões tecnológicas relativas à programação, configuração, customização, padronização e usabilidade. Já sob a ótica do tratamento, serão consideradas questões voltadas para a seleção das informações, no seu tratamento que inclui desde a definição dos campos de metadados, passando pela indexação dos dados, chegando-se à seleção da informação que será tratada.
A base de dados deverá ser construída em software livre.
Pretende-se trabalhar de forma descritiva para propor a implementação de um produto que sirva de referência para futuras iniciativas semelhantes, bem como promover o acesso à informação de forma eqüitativa.
A avaliação do desenvolvimento do projeto leva a conclusão de que a digitalização do acervo promoverá uma durabilidade maior do material jornalístico impresso coletado e também promoverá melhores condições de armanezamento do acervo acumulado.
Criar, alimentar e posteriormente disponibilizar a base de dados, com as informações jornalísticas sobre saúde coletadas, irá incrementar a capacidade de análises do Observatório Saúde na Mídia, além de que poderá ser o instrumento básico para o desenvolvimento de diversas pesquisas sobre a saúde na mídia.
Tornar disponível essas informações por meio de uma base de dados possibilitará, sob o ponto de vista técnico-informacional, o intercâmbio de registros criteriosamente descritos, colaborando com outros sistemas de informação.
A base de dados servirá para facilitar os processos de análise, avaliação e divulgação dessa produção jornalística sobre saúde, permitindo a abertura de um debate salutar que beneficiará o SUS e a própria FIOCRUZ, no seu desempenho nas áreas de ensino e pesquisa.
Como resultados e produtos esperados para este projeto também serão produzidos: artigo acadêmico e relatório final deste projeto.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.