">
O ponto de referência da pesquisadora Cristina Guimarães, vice-diretora de Informação e Comunicação, coordenadora do Curso de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICTS, e presidente do Enancib, é o GT 11 - Informação em Saúde. É possível vê-la atenta a todas as apresentações que estão sendo realizadas.
Antes de começar a série de apresentações do GT 11, ela conversou com a equipe do site do Icict sobre o evento e o papel do PPGICS/Icict.
Há dois anos o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS foi aceito na Ancib e, dois anos depois, acolhemos o Enancib. Foi um desafio enorme essa responsabilidade de colocar o PPGCIS organizando um grande evento como esse.
Fico com a sensação de ter feito o melhor. Começando pelo apoio da Fiocruz e o envolvimento de todo o Icict. Eles fizeram o melhor, o que me deixa sensibilizada e agradecida.
O Programa mostra a sua capacidade de nos mobilizar e o quanto estamos construindo na área de Ciência da Informação (CI).
Esse é o segundo ano do GT e ele começa a trazer novas contribuições, desafios que transcendem à saúde e que chamam de fato a transversalidade do campo de informação e saúde.
O GT 11 começa a abordar alguns temas que são transversais a outros GTS e todos podemos ganhar em sinergia com essa transversalidade. A despeito de ser um GT de Informação e Saúde, o que as temáticas mostraram é que não são domínios exclusivos desse campo, são questões que devem ser compartilhadas por todos os outros.
As questões de saúde transcendem a própria saúde, elas permitem tocar outros domínios.
Grande parte dos cursos e programas de pós-graduação em CI estão no eixo sudeste. Isto favoreceu também. Mas, há um fortalecimento da área e o Enancib é um espaço que reflete isso. Esse aumento é o reconhecimento da própria classe de que podemos nos conhecer mais e, assim, trocarmos mais para crescermos. Que o Enancib não seja esporádico, que seja realmente um vetor de crescimento.
O peso ordenador e o vetor de futuro que a área de CI tem. Quanto mais vamos nos apoderando disso, maiores vamos ficando.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar