Neste mês, a VideoSaúde exibirá, em sua programação, quatro filmes que fazem parte do selo Fiocruz Vídeo. Entre eles, produções que retratam histórias, por meio de relatos e diferentes realidades, presentes em nosso país. Assista “Meia Lua Falciforme”, que explica o que é a anemia falciforme, expondo o racismo e a dificuldade no tratamento de qualidade da doença; "Rey, em defesa da vida", acompanhando a trajetória do médico parasitologista, Dr. Luis Rey; "Crack repensar", que traz relatos em torno da dependência química e "Saúde em trânsito”, falando sobre a violência no trânsito, um problema de saúde pública no Brasil.
A parceria com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da Fiocruz, que aponta que os conteúdos produzidos pela Instituição devem circular amplamente para a promoção da saúde. A programação do Futura tem se destacado por exibir produções que ampliam o debate qualificado sobre temas de interesse social, chegando, pelo alcance do canal, a todas as regiões do país.
Sensações, olhos e ouvidos atentos para relatos carregados de emoção sobre a doença falciforme, predominante na população afrodescendente. Aborda o racismo que impede um melhor tratamento. Apresenta o que é a enfermidade e como os pacientes podem ser melhor atendidos, trazendo situações reais que enfrentam.
Ele foi para a Amazônia como médico. Levou jovens para conhecer a realidade do país. Foi proibido de ensinar e pesquisar pelo regime militar. Combateu as doenças da pobreza em diversos países. Orientou e formou dezenas de alunos. Escreveu livros. 'Rey, ciência em defesa da vida' é um documentário sobre o legado de um brasileiro.
Reprises:
16/07, sábado, 23h15min
18/07, segunda-feira, 01h13min
Em uma sociedade de dependentes, questões como a redução de danos, internação compulsória e regulação das drogas precisam ser repensadas. Esta é a proposta do documentário Crack, repensar, que reúne depoimentos de usuários, ex-usuários, especialistas em Saúde Pública, acadêmicos, gestores e profissionais que atuam na promoção da justiça em um polêmico debate sobre como conviver com as drogas numa sociedade dependente.
A violência no trânsito é um problema de saúde pública no Brasil com altos índices de mortalidade e morbidade. Depoimentos de usuários e profissionais discutem o tema e destacam a necessidade de medidas preventivas integradas.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar