">
O grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, é muito mais do que um espaço de controle da obesidade e de reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento. Do corpo e da alma. Ao mesmo tempo que se perde peso, amplia-se a autoestima. Os cuidados com si mesma. De atenção ao espaço-tempo da mulher. Um retrato sem retoques do conceito ampliado de saúde.
Eis o dispositivo de “CorpoAlma”, novo curta da série “SUS e Clínicas da Família”. A produção é fruto de parceria entre a VideoSaúde, do Icict, e o IdeiaSUS da Fiocruz. “CorpoAlma” já está disponível na Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde (videosaude.icict.fiocruz.br)
Histórias de vida se entrelaçam no cotidiano do grupo e foram captadas em “CorpoAlma”. Aline tem sobrepeso desde a adolescência e, além entre outros problemas de saúde, enfrentou a depressão. Já consegue tirar fotos e contar sua história para as câmeras e vai vencendo a ansiedade; Janaína ganhou peso e com ele elevou açúcar, colesterol ruim e veio a pressão alta. A alimentação equilibrada e as sessões no grupo estão revertendo o quadro; Fabíola, por sua vez, perdeu o emprego, veio a baixa estima, passou a comer desregradamente e, junto, dores no joelho e o cansaço constante. No grupo, vai dando a volta por cima. Sempre com o acompanhamento integral da equipe da Clínica da Família Augusto Boal.
“Conhecer e conversar com essas mulheres e os profissionais da Boal e frequentar as sessões de controle de obesidade e de reeducação alimentar mostraram o papel estruturante da atenção básica na vida dessas pessoas. São vínculos potentes.”, conta Wagner de Oliveira, que desenvolveu o curta junto com Paulo Castiglioni e Marcos Renkert, da VideoSaúde. “Desde que a equipe do IdeiaSUS visitou a Boal no início deste ano, percebemos o grande vínculo da unidade com o território e as pessoas do seu entorno”, completa.
Assista aqui o curta "CorpoAlma": https://www.youtube.com/watch?v=RWHsbIp89-E
“CorpoAlma” foi desenvolvido no âmbito de uma série de visitas da equipe do IdeiaSUS a unidades básicas de saúde da região de Atenção Primária 3.1 no Rio de Janeiro. Foram visitadas mais de 30 unidades, entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, para mapeamento de suas atividades e apresentação da Plataforma IdeiaSUS. O projeto segue incorporando práticas da região no IdeiaSUS.
A AP 3.1 localiza-se no entorno do eixo da Estrada de Ferro da Leopoldina e congrega seis regiões administrativas: Ramos, Penha, Vigário Geral, Ilha do Governador, Complexo do Alemão e Complexo da Maré. O conjunto de bairros da AP 3.1 abriga, de acordo com o Censo de 2010 do IBGE, mais de 1 milhão de mil habitantes. Trata-se de uma população composta majoritariamente por jovens adultos – um terço do total está na faixa etária de 20 a 39 anos – e com 13% acima dos 60 anos. A AP 3.1 possui 186 equipes de Saúde da Família, 58 equipes de Saúde Bucal e sete Núcleos de Apoio à Saúde da Família.
“Há muitas inovações e boas iniciativas concluídas e em andamento nas unidades básicas. Essas práticas precisam ser compartilhadas e capilarizadas. Indicam um SUS vivo e presente na vida das pessoas”, completa Oliveira.
Conheça a série “SUS e Clínicas das Famílias”:
Numa comunidade especialmente atingida e fragilizada pela violência, pelas dificuldades da vida e por problemas de saúde, usuários e equipe da Clínica da Família Augusto Boal abrem suas vidas e ofícios para falar de resiliência, crises de ansiedade, medos, aprendizados. Revelam diferentes desafios para o SUS. Mas também apontam a importância da resistência, do acolhimento e de práticas inovadoras numa unidade básica de saúde.
Assista: https://bit.ly/3sPOUSe-VSD_Escutas
Eles não têm CEP. Vivem onde as pessoas estão apenas de passagem. Ruas, calçadas, jardins, bancos de praças, abaixo de marquises e viadutos. Em escadas e vãos ao relento que levam a portas fechadas. São, muitas vezes, invisíveis. Uma unidade básica de saúde mostra um caminho de mudança neste estado de coisas.
Assista: https://bit.ly/3sLEKBN-VSD_TerritorioRua
O cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi) que atende crianças com diferentes deficiências. O serviço atravessa a vida dos pacientes e seus familiares e revela a importância do SUS e de seus profissionais e ofícios para a vida de milhares de famílias que necessitam do mesmo tipo de cuidado e acolhimento. A câmera entra na rotina do Naidi, ouve quem participa e atende e mostra os elos entre uma unidade básica de saúde e as pessoas.
Assista: https://bit.ly/3Dodw9j_VSD_ConstrutoradeCaminhos
O IdeiaSUS é uma iniciativa da cooperação técnica entre a Fiocruz, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS. Conta, atualmente, com mais de 2.300 práticas e inovações. Tem como objetivo identificar, reunir e disponibilizar um banco de “práticas e soluções” em Saúde e Ambiente. Parte do princípio que a troca de experiências, “exitosas ou não”, são essenciais ao processo de consolidação e fortalecimento do SUS. Mais de 800 municípios brasileiros têm práticas descritas no IdeiaSUS.
Conheça o IdeiaSUS: www.ideiasus.fiocruz.br
O projeto também faz parte do Repositório Audiovisual de Práticas do IdeiaSUS, no canal da VideoSaúde no YouTube, onde também se encontram os vídeos sobre o Ambulatório de Atenção à Saúde da População Travesti e Transexual João Walter Nery, em Niterói (RJ); as estratégias de integração e qualificação do cuidado em saúde da Rede de Saúde do município de Quissamã, no Rio de Janeiro; e as oficinas terapêuticas de cuidado em saúde mental, promovidas em Lajeado (RS). Acesse aqui: https://bit.ly/VSD_IdeiaSUS
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar