">
O Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (Nippis) - uma iniciativa do Icict/Fiocruz com o Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase) - participa de duas atividades na Bahia ao longo desta semana.
No dia 22 de novembro, o Núcleo participa da roda de conversa “Extensão Universitária: para além da interação”, das 10h às 16h, na Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), no município de Cachoeira (BA). Com o intuito de debater as dinâmicas e os desafios que envolvem o processo de produção de conhecimento na interface entre as instituições de ensino superior e os territórios, a atividade é promovida pelo Centro de Artes, Humanidade e Letras (CAHL) da UFRB e conta com a participação do Nippis. A roda de conversa será realizada na sala 1 do pavilhão Leite Alves, do CAHL, e é aberta a todos os interessados.
“A roda de conversa é um espaço de escuta e troca sobre produção de conhecimento, extensão universitária e comunicação, com foco nas potências dos territórios. Nosso objetivo é fomentar a consolidação de uma rede de agentes sociais com interesse em extensão, pesquisa e disseminação do conhecimento, adotando a comunicação como eixo central. Para isso, nosso diálogo será guiado por três questões mobilizadoras: é possível aproximar as soluções dos problemas cotidianos das tomadas de decisão? Como agentes públicos têm construído as soluções para as questões da vida cotidiana? A produção e disseminação de conhecimento pode contribuir com estes processos?”, conta Silvia Pereira, professora da UFRB e pesquisadora do Nippis.
“São muitos os desafios postos à extensão no Ensino Superior, especialmente no que diz respeito à ampliação dos espaços para que as demandas cotidianas dos territórios sejam fortalecidas, vocalizadas e adquiram visibilidade. Nesse sentido, vamos buscar estratégias no campo da comunicação e da disseminação do conhecimento para potencializar o debate público e a participação cidadã nas instituições de ensino superior”, explica Cristina Rabelais, coordenadora do Nippis.
Durante o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão, que acontece de 21 a 24 de novembro, em Salvador, o Nippis promoverá o encontro promove o encontro “Reabilitação Intensiva na Atenção Domiciliar: experiências, práticas e reflexões”, dirigido a profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes, pessoas com deficiência, entre outros interessados. A atividade será realizada no dia 23 de novembro (quarta-feira), das 13h30 às 15h. As vagas são limitadas e os interessados podem entrar em contato pelo e-mail nippis@icict.fiocruz.br.
“Nossa proposta é aproveitar a oportunidade do Abrascão, que envolve pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e representantes de movimentos sociais de diversas áreas da Saúde, para reunir pessoas interessadas na temática da reabilitação intensiva domiciliar. Vamos compartilhar resultados preliminares de estudos sobre a efetividade da atenção domiciliar para pessoas com necessidade de reabilitação intensiva e promover a troca de conhecimentos e vivências profissionais e pessoais”, convida Cristina Rabelais.
SERVIÇO
📌 NIPPIS NA UFRB - CACHOEIRA (BA)
Roda de conversa "Extensão Universitária: para além da interação"
Data: 22 de novembro
Horário: 10h às 16h
Local: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na sala 1 do Pavilhão Leite Alves
do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)
Informações: nippis@icict.fiocruz.br
📌 NIPPIS NO ABRASCÃO - SALVADOR (BA)
Encontro "Reabilitação Intensiva na Atenção Domiciliar: experiências, práticas e reflexões"
Data: 23 de novembro (quarta-feira)
Horário: 13h30 às 15h/
Inscrições e mais informações: nippis@icict.fiocruz.br
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar